Animação de loading

Inauguração do Parque Infantil do Centro Intergeracional Mondego no Dia Mundial da Criança

A Fundação ADFP inaugurou no dia 1 de Junho, no Centro Intergeracional Mondego (CIM), um parque infantil de recreio, impulsionador do Projeto “Crescer Fora de Portas”.

03 Junho 2022 | Social, Infância e Juventude

A Fundação ADFP inaugurou no dia 1 de Junho, no Centro Intergeracional Mondego (CIM), um parque infantil de recreio, impulsionador do Projeto “Crescer Fora de Portas”. 

O apetrechamento da Creche e Jardim de Infância, com o Parque Infantil de recreio e pequena Horta Pedagógica, constitui um dos mais recentes investimentos da Fundação ADFP, num equipamento social de apoio à infância, que partilha instalações com a Universidade Sénior do Mondego, numa lógica de convívio intergeracional. 

O melhoramento do espaço exterior de recreio do CIM, com equipamento de exterior seguro e responsivo e com a horta pedagógica, possibilitará diversificar e enriquecer as experiências lúdico-didáticas proporcionadas.  

O Centro Intergeracional Mondego assegura as respostas sociais de creche e de pré-escolar na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, desde novembro de 2016.  

Possui capacidade para receber 84 crianças de creche e 50 de pré-escolar, contudo, apenas tem acordo de cooperação celebrado com a Segurança Social para 15 e 40 crianças, respetivamente. Ou seja, tem 69 vagas em creche e 10 em pré-escolar, que aguardam autorização governamental. 

 Dado ser de extrema importância, o aumento da oferta de creches de cariz social, a nível local e nacional, a Fundação ADFP encontra-se num processo de alargamento de acordo com a Segurança Social, aguardando apenas pela sua celebração, para que possa receber mais crianças e contribuir para diminuir a lacuna sentida por diversas famílias, no acesso a uma rede de creches a preço acessível.  

O Primeiro-ministro tem vindo a prometer creches gratuitas pelo que a Fundação ADFP aguarda que este Infantário social possa começar a responder às necessidades das famílias.  

A Fundação ADFP investiu quase um milhão de euros neste Centro Infantil social na União de Freguesia de S Martinho e Ribeira de Frades pelo que espera que o Governo assine os acordos de cooperação.  

A localização numa das mais importantes entradas da cidade, junto ao nó da autoestrada Lisboa-Porto e da ligação Coimbra -  Pereira / Montemor garante um cómodo acesso as famílias ao equipamento.  

 Este investimento recente cria novas oportunidades de ação e desenvolvimento para crianças entre os 4 meses e a idade de ingresso no 1º CEB, privilegiando a importância do brincar enquanto atividade nobre, promotora de desenvolvimento e bem estar físico e sócio emocional, contribuindo para a criação de oportunidades que visem um nível salutar de atividade física e o contacto com a natureza, com inerente na promoção da saúde infantil no geral, potenciando o gosto pela vida ao ar livre e a adoção de atitudes proactivas em relação ao ambiente.

Tags
Comentários