Animação de loading

Há uma gata terapeuta que se chama Mimi e tem dois anos

Na Residência Cristo Redentor no Senhor da Serra, Miranda do Corvo

No Senhor da Serra, a Residência Cristo Redentor, da Fundação ADFP, tem há 2 anos a Mimi, a gata terapeuta, que já tem um lugar cativo no coração dos utentes e da equipa.

Esta é mais uma inovação da ADFP em Portugal. No estrangeiro também há estruturas residenciais para pessoas idosas que realizam terapia assistida por animais. Recordamos que a Fundação ADFP foi a primeira a promover a hipoterapia em Portugal, razão pela qual foi a pioneira na representação de Portugal nos paralímpicos em Atenas com equitação adaptada.

Esta gatinha foi abandonada, em pequena, à porta da Residência Cristo Redentor, no concelho de Miranda do Corvo. Foi-se aproximando, conquistando as pessoas que aqui residem e trabalham e, numa questão de dias, já fazia parte da casa. Foi a admissão mais rápida desta estrutura, sem inscrições, lista de espera, nem qualquer processo burocrático relacionado com uma admissão em lar! Teve a sorte da Diretora da Residência, a Dra. Judite Carvalho, fiel ao ADN inovador da Fundação, ter apostado nesta ligação afetiva entre os residentes e a gata.

Hoje, faz parte integrante desta estrutura destinada a pessoas idosas, e ajuda os Residentes a serem mais felizes: de manhã, antes dos cuidados de higiene, visita os idosos nos quartos e faz companhia aos utentes acamados, depois desce e passa o resto do dia na sala de atividades. Os residentes são, assim, responsáveis pela alimentação, hidratação, cuidados de higiene e mimos da gata. Ela é tão acarinhada por todos que, no Natal, os familiares de uma residente ofereceram-lhe a esterilização!

Nesta Residência Cristo Redentor, em Miranda do Corvo, iniciámos terapia assistida por animais em 2015, isto é, uma intervenção dirigida por objetivos, na qual um animal que obedece a critérios específicos é parte integrante do processo de tratamento. Esta é projetada para promover o bem-estar físico, social, emocional e/ou o funcionamento cognitivo de indivíduos ou grupos, sendo uma intervenção devidamente planeada e avaliada, onde os animais podem ser incorporados num conjunto de programas que promovem a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade.


Comentários