Animação de loading

Galardoado com prémio no II Concurso “Paixão de Cuidar” da TENA

Projeto “Oficina Ponto & Nó” da Residência Sabedoria da Fundação ADFP

O projecto “Oficina Ponto & Nó”, do Centro de Dia e da Residência Sabedoria da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, já com 16 anos de existência, foi galardoado, entre dez finalistas, com o prémio “Paixão de Cuidar”- Gestos que mudam o mundo”, atribuído pela TENA, na categoria de “Projecto para um Futuro Mais Sustentável Atual”, dia 20 de outubro de 2016, numa cerimónia no Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações.


O projecto “Oficina Ponto & Nó”, do Centro de Dia e da Residência Sabedoria tem sido dinamizado pela Dra. Cristina Cruz, responsável pela animação da Universidade Sénior e Dra. Adélia Sá Marta, Directora técnica.


O II Concurso “Paixão de Cuidar- Gestos que mudam o mundo”, foi realizado pela TENA, marca da SCA, empresa líder mundial em produtos de higiene e florestais, que desenvolve e fabrica artigos sustentáveis para o cuidado pessoal, papel tissue e produtos florestais, dirigida aos profissionais de saúde.


O objectivo do concurso é o de sensibilizar a opinião pública para o valor do trabalho diário de assistência e acompanhamento que realizam os cuidadores, sendo que, em média, cerca de 85% da população com 65 anos ou mais necessita de algum tipo de cuidado. Paralelamente, pretende-se fomentar o espírito de iniciativa e projetos pioneiros que tragam um maior bem-estar aos idosos e que procurem otimizar recursos e respeitar o meio ambiente.


A “Oficina Ponto & Nó”, projecto de animação do Centro de Dia e da Residência Sabedoria, da Fundação ADFP, tem como objetivo trabalhar o legado imaterial cultural pertença dos mais velhos e aliar um novo design aos objetos produzidos para otimizar a projeção comercial dos trabalhos realizados: só no último trimestre obteve um lucro de 2650 euros em produtos vendidos. O produto de vendas deste trabalho reverte para a Fundação e é utilizado em favor dos idosos (festas, passeios, etc.) ou das crianças do Lar de Infância e Juventude.


Toda a equipa da Residência Sabedoria colabora no projecto, entre idosos e cuidadores, e participa no design, armazenamento, embalagem, transporte e entrega dos produtos produzidos. De referir ainda que grande parte do material utilizado é doado por particulares e posteriormente reciclado e transformado.


A “Oficina Ponto & Nó” surgiu como a necessidade de elaborar um projecto de vida válido para os idosos que nele participam, criando um sentido de utilidade e participação imprescindível no envelhecimento activo e saudável.


O prémio pecuniário de 300 euros foi entregue por Luís Miguel Carpinteiro, representante da SCA, e por Leonor Carvalho (enfermeira da SCA) aos representantes da Fundação ADFP, Clara Costa e Nazaré Aguilar (trabalhadoras na Residência Sabedoria) na Sala Sofia de Mello Breyner Andersen do Oceanário do Parque das Nações, em Lisboa. A Dra. Adélia Marta e Dra. Cristina Cruz não puderam deslocar se a Lisboa receber o Prémio devido a nesse dia a Fundação estar a organizar um congresso sobre "envelhecimento activo" no Hotel Parque da Serra da Lousa em Miranda do Corvo.

Comentários