O projeto teve início em junho de 2024, com términos previsto em junho de 2025
08 July 2024 | Social, Idosos, Desporto, Educação e Formação, Fundação ADFP
A Fundação ADFP iniciou recentemente um novo projeto que pretende “deixar de procurar ansiosamente a felicidade e passar a cultivar a alegria”, segundo introduz a Enfermeira Cândida Henriques, Coordenadora do Projeto e Enfermeira Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica, e ainda Formadora Certificada Internacionalmente de Líderes do Yoga do Riso.
Nas palavras da Enf.ª “Há uma grande diferença entre ter sentido de humor, que está corelacionado com a cultura e vivências pessoais, e rir. Rir é inato, todos nós nascemos com a capacidade de rir. filosofia fundamental do Yoga do Riso é deixar de procurar ansiosamente a felicidade e passar a cultivar a alegria.”
“A felicidade depende de muitos fatores, frequentemente efémeros, enquanto a alegria pode ser desencadeada por atividades tão simples como cantar, dançar, brincar ou rir - são os 4 elementos da alegria. Quando se nasce temos estes elementos, infelizmente com o decorrer dos anos, as inibições e a vergonha limitam a capacidade de nos divertirmos.
O Yoga do Riso utiliza estes 4 elementos, facilitando a participação das pessoas em atividades divertidas. Rir é contagioso. Não há um modo certo ou errado de rir. O importante é simplesmente rir.”, referiu também.
Este projeto, em que será utilizada e aplicada para avaliação do mesmo, a Escala de Ansiedade de Hamilton, será implementado nos Utentes da Residência Bondade e da Residência Cristo Redentor, ambas localizadas no Senhor da Serra, União das Freguesias de Semide e Rio de Vide, sendo dinamizado cerca de 2 horas por semana.
Tem como principais objetivos: combater o isolamento e a depressão; melhorar os ritmos circadianos e aprimorar a higiene do sono; promover a harmonia dos estados emocionais do utente e o seu bem-estar físico; e também ampliar os níveis de conhecimento sobre os benefícios da risoterapia.
Estão previstas ainda uma reflexão sobre o Yoga do Riso como psicoterapia complementar, a realização de workshops dirigidos aos Profissionais da Fundação ADFP com vista à divulgação e sensibilização nos respetivos serviços, mas também momentos de reflexão e partilha sobre os resultados obtidos.
A Fundação ADFP, a mais eclética e inclusiva organização nacional, mostra-se mais uma vez inovadora na implementação de terapias complementares para melhorar a qualidade de vida dos seus utentes, independentemente dos públicos-alvo.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: