Animação de loading

Espantalho Hortelão 2018

Bibliomóvel da ADFP promove concurso de espantalhos a colocar no Parque Biológico da Serra faz Lousã

No âmbito do concurso promovido pela Fundação ADFP através do seu Bibliomóvel “A quinta dos livros”, em parceria com o projeto Trilhos do Futuro e com a colaboração da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo e do Parque Biológico da Serra da Lousã promovem o concurso Espantalho Hortelão 2018.

O concurso conta com a participação das turmas da Educação Pré-Escolar, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, 1º,2º,3º e 4º anos, e dos lares da terceira idade/Centros de Dia.

O objetivo deste concurso é sensibilizar a comunidade local para a tradição de execução de espantalhos e a sua importância no contexto da vida rural. Os espantalhos são parte do nosso imaginário folclórico. Pretende-se igualmente estimular o espírito e a criatividade artística, bem como fomentar o intercâmbio intergeracional.

O concurso é coletivo (ex.: sala de pré; turma de escola; grupo de lar) e o júri é constituído por todos os visitantes do Parque Biológico, que até dia 15 de Setembro poderão votar no espantalho preferido. As decisões do júri não estão sujeitas a reclamação.

Os espantalhos devem ter uma altura máxima de 1,80m, uma largura máxima 1,30m, e uma base (estaca) que permita fixar o espantalho na terra no Parque Biológico. Serão construídos maioritariamente com materiais reciclados e/ou recicláveis. Uma vez que os espantalhos são queimados no fim das colheitas, não poderão ser utilizados materiais que libertem líquidos e/ou substâncias nocivas quer para as plantas, quer para os solos. As cinzas serão lançadas à terra, simbolizando fertilidade e renovação. Poderão ser usados plásticos apenas no exterior, para que possam ser retirados antes de queimar.

Serão atribuídos três prémios: 1º Prémio - 1 Entrada no Parque Biológico Serra da Lousã e visita ao Templo Ecuménico Universalista a cada elemento do grupo; 2º Prémio - 1 Entrada no Cinema da Fundação ADFP a cada elemento do grupo; 3º Prémio - 1 livro a cada elemento do grupo.

Os vencedores serão contactados pela Fundação ADFP a fim de combinar a logística da entrega dos prémios. Todos os trabalhos ficarão na posse da Fundação ADFP, cabendo-lhe o direito de os divulgar e expor, sem quaisquer encargos.

Serão aceites a concurso os espantalhos recebidos no Bibliomóvel “A Quinta dos Livros” ou na sede da Fundação ADFP até ao dia 25 de Maio de 2018. Os resultados serão divulgados no dia 22 de Setembro de 2018 em www. parquebiologicodaserradalousa. pt e rb.mirandadocorvo.com.

Os trabalhos a concurso serão colocados no dia 1 de Junho de 2018 na Quinta Pedagógica do Parque Biológico e dela farão parte até final do ano agrícola.