Animação de loading

Equipa do CHUC convidada a recolher sangue na instituição

Fundação ADFP comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue

Na sequência das atividades filantrópicas da Fundação ADFP, em colaboração com outras entidades de interesse público, a instituição comemorou o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebra a 14 de junho, tendo para o efeito convidado uma equipa do CHUC (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), para recolha de sangue numa sala da sede, que se efetuou dia 15.

A Fundação, que está a construir um Hospital, que quer integrado no SNS para ser acessível a todas as pessoas, conhece a importância da solidariedade e a necessidade de haver voluntários dadores de sangue. Estas dádivas foram feitas pelos colaboradores dentro do seu horário de trabalho.

Para o efeito, a equipa de recolha de sangue dos CHUC, representada pelo Dr. Mário Gama, fez uma recolha na sede da Fundação, numa atividade dirigida a funcionários, utentes e amigos e que decorreu durante a manhã numa sala da sede.

Mas nem todos os potenciais dadores podem doar sangue, como se comprovou com os 31 inscritos, dos quais só 19 fizeram a colheita, e o Dr. José Mário Gama explicou porquê:

“Primeiro os candidatos preenchem um formulário. Só depois são encaminhados para uma consulta médica, no local, para despistagem de problemas como a hipertensão, a tensão arterial, os diabetes e outros. Daí as 19 colheitas efetuadas”, afirmou.

A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros, e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.