No mês de Junho o Garrulus glandarius, conhecido como Gaio-Comum
04 June 2014
O Gaio é uma ave da família Corvidae, a família dos corvos, que se distingue pelas suas penas azuis que contrastam com a tonalidade acastanhada do dorso e do peito. As suas asas possuem um padrão preto e branco que em conjunto com as características anteriores os tornam muito visíveis quando se encontram em voo.
Encontra-se bem distribuído de norte a sul do território em zonas florestais mas podem ser observados em meio urbano se existirem árvores grandes. É uma ave tímida por isso é mais provável ouvi-la do que vê-la e é um imitador de cantos e chamamentos de muitas outras espécies de aves.
A sua alimentação consiste em nozes, vermes, insetos e bolotas. A postura dos seus ovos ocorre entre Abril e Maio e é apenas de um ovo. No Outono os gaios fazem provisões de bolotas, enterrando-as no solo e, mais tarde no Inverno voltam ao mesmo local para as recolher.
No Parque Biológico, existe um exemplar desta espécie. A equipa do Parque Biológico convida todos os interessados a visitarem esta e outras espécies de aves existentes!
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: