Animação de loading

É membro de Excelência da RUTIS

Universidade Sénior de Miranda do Corvo reconhecida

A Universidade Sénior de Miranda do Corvo foi reconhecida na Assembleia Magna da RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade) como membro de Excelência.

Ao longo dos seus 10 anos de existência a Universidade Sénior (US) mirandense cumpriu todos os requisitos necessários para este prémio, bem como todo um trabalho reconhecido em ações de cidadania e voluntariado.

Sobre a Universidade Sénior de Miranda do Corvo

Apesar de pertencer a um concelho pequeno e consequentemente não ter um grande número de alunos, em contraste com as universidades seniores dos grandes concelhos, a U. S. conseguiu cumprir ao nível da excelência, um dos principais objetivos destas organizações que é a promoção do envelhecimento ativo.

A Universidade Sénior de Miranda do Corvo já foi várias vezes premiada em concursos de cultura geral e este ano organizou o Encontro Nacional das Universidades Séniores.

Através da nossa Universidade Sénior criámos um espaço privilegiado de inserção e participação social das pessoas, fazendo com que os seniores se sintam úteis, ativos e participativos através das atividades desenvolvidas.

Reconhecendo a população sénior como um ativo a valorizar e aproveitando o potencial das pessoas mais velhas, combatemos a solidão, a exclusão e o insucesso humano, promovendo uma cidadania ativa onde todos têm ainda muito para realizar e concretizar.

Dentro dos objetivos desta valência, destacamos o de promover a intergeracionalidade como forma de partilha de experiências, de perspetivas de vida e de evolução da sociedade, de estimular a participação ativa, critica e reflexiva, enquanto pilares de uma sociedade de e para todos e dinamizar o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Os prémios recebidos e a atividade letiva

A Universidade Sénior teve o seu início no ano de 2005 e conta já com diversas distinções nacionais, nomeadamente nos Concursos de Cultura Geral onde já ganhou o 1º prémio em Loures (2010), um 2º prémio em Miranda do Corvo (2011), 3º prémio em Santarém (2008) e um 2º prémio em Gondomar (2013). O Grupo Coral também foi distinguido no Festival de Música da RUTIS em Abrantes e Valpaços e já este ano organizou o Encontro Nacional das Universidades Séniores onde reuniu cerca de 1300 alunos de todo o país.

Referimos também o movimento de cidadania que a nossa Universidade encabeçou, defendendo a devolução do Tesouro de Chão de Lamas (tesouro da proto-história que se encontra no Museu Arqueológico de Madrid).

A Universidade Sénior proporciona aos alunos aulas de Inglês, Literatura, Historia das Religiões, História, Psicologia, Saúde e Bem-Estar, Cidadania, Francês, Teatro, Yoga, Tai Chi, Ginástica, Cavaquinhos, Grupo Coral e Danças de Salão e Informática. A frequência das aulas da Universidade Sénior é optativa, podendo cada aluno escolher as disciplinas que mais lhe interessam.

Anualmente organiza viagens a países estrangeiros, tendo já visitado: Áustria, Hungria, Itália, Turquia, Tunísia, França, Inglaterra, Espanha, República Checa, Eslováquia, Suíça, Luxemburgo.

Comentários