Animação de loading

Dia Mundial da Alimentação e do Pão comemorado no Parque Biológico da Serra da Lousã

No dia 16 de outubro, o Parque vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, com a promoção de atividades na Queijaria e no Fumeiro.

No dia 16 de outubro, o Parque vai assinalar o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, com a promoção de atividades na Queijaria e no Fumeiro.

O programa, destinado a adultos, tem dois horários, e contempla a realização de atividades de feitura tradicional do pão, de queijos e enchidos, entre as 10h30-12h30 e as 14h30-16h00.

Este programa inclui entrada no Parque, Workshop do Pão, Workshop de Queijaria e Fumeiro. Carece de marcação prévia e número mínimo de participantes.

Historicamente a Quinta da Paiva sempre se dedicou à produção de queijos, enchidos e seus derivados, com produtos tradicionais de proveniência local, com a receita regional, atividade esta que se foi desvanecendo com a falta de financiamento, procura e empreendedorismo local.

Apostando na recuperação da gastronomia tradicional e regional, aliando a ideia de empreendedorismo social, surgiu este projeto.

A Fundação ADFP, gestora do Parque, pretende criar emprego para pessoas com incapacidades e vítimas de exclusão social, privilegiando a igualdade de acesso, oportunidades e género, através da reabilitação de uma arte e ofício tradicional (produção artesanal de queijos e enchidos), numa lógica de exploração agrícola multifacetada. Ambicionamos dar visibilidade ao processo de fabrico no âmbito pedagógico-cultural, tendo em consideração o edifício do projeto se situar numa área turística, onde os visitantes do Parque Biológico da Serra da Lousã terão acesso 'in loco' à produção dos enchidos e dos queijos.

A produção feita na Queijaria e no Fumeiro tem ponto de venda ao público, podendo os produtos ser adquiridos na Loja de Artesanato do Parque.

Comentários