Animação de loading

Dia Europeu dos Parques Naturais

Dia Mundial para a Diversidade Biológica

No dia 22 de Maio celebra-se o ‘Dia Mundial para a Diversidade Biológica’ e no dia 24 de Maio celebra-se o ‘Dia Europeu dos Parques Naturais’. O Parque Biológico da Serra da Lousã não pode deixar de assinalar estes dias importantes, e para isso, irá marcar estes dias com a plantação de sementes de azevinho com a ajuda do Centro de Dia da Fundação.


O parque destaca o azevinho (Ilex aquifolium) por esta espécie ser nativa em quase toda a Europa, Norte de África e Sudoeste da Ásia, ou seja, é uma espécie autóctone rara. O azevinho encontra-se em risco de extinção em Portugal, e devido a este facto, a sua colheita encontra-se proibida. Uma das principais causas de desaparecimento do azevinho é a excessiva colheita para fins ornamentais durante a quadra Natalícia. O parque pretende assim, com esta pequena acção, contribuir para o aumento de densidade de azevinho no território português e sensibilizar o público para a sua protecção.


O Parque Biológico da Serra da Lousã, situado na Quinta da Paiva (www.parquebiologicodaserradalousa.net), no âmbito da Fundação ADFP (www.fundacao.adfp.pt) procura fomentar o desenvolvimento pessoal e social de pessoas vítimas de exclusão, doença mental através do contacto com a Natureza. Também através do contacto com a natureza se procura a sensibilização de cidadãos anónimos, entidades publicas e ou privadas, para temas como ambiente e ecologia.

Comentários