Animação de loading

Dia dos Avós comemorado de forma “brilhante” no Centro Social de Lamas

O “Dia dos Avós”, data comemorativa celebrada particularmente em Portugal, Espanha e Brasil, a 26 de julho, foi celebrado este ano de forma muito especial pelos idosos do Centro Social de Lamas da Fundação ADFP.

29 Julho 2022 | Social, Idosos

Na manhã desta terça-feira, as monitoras Margarida Soares e Célia Santos, do Projeto “Mentes Brilhantes”, trocaram os mini-cientistas de “palmo e meio”, por cientistas mais velhos, que se dedicaram a criar balões relaxantes antisstress. Para a execução desta experiência utilizaram produtos do dia a dia, tais como: água, farinha maizena e balões, criando uma massa mágica que se transformou num balão antisstress, tendo cada utente ficado com o seu balão para utilizarem quando sentirem necessidade, e desta forma, relembrarem esta experiência feita com o “Mentes Brilhantes”.  

Em setembro, o as “Mentes Brilhantes” irão voltar ao Centro Social de Lamas já com o laboratório móvel, para criarem um momento especial de experiências científicas com os idosos.  

Este projeto da FADFP procura detetar crianças sobredotadas que não estejam a ser devidamente valorizadas no sistema de ensino, incentivando e fomentando aos mais novos, o gosto pela matemática e pelas ciências,  

À tarde, foi altura de convívio e animação, numa festa alusiva a este dia especial, sobre o mote “Dão fruto mesmo na velhice”, mensagem do Papa Francisco para a Segunda Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que se celebrou no passado domingo, pela proximidade com a festa de São Joaquim e Santa Ana, os "avós" de Jesus.  

O Centro Social de Lamas da Fundação ADFP tem como respostas sociais um Centro de Dia que conta já com cerca de 18 utentes, estando ainda também presente a prestar os mais diversos cuidados, alimentação, e companhia para os idosos desta freguesia, o Serviço de Apoio Domiciliário.  

A Fundação ADFP, a mais eclética e inclusiva organização nacional, é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que associa às suas atividades de assistência social, saúde, educação, formação profissional, cultura, desporto, investimentos na agricultura e turismo com propósito. 

Em 2021 a soma de utentes sociais, saúde, educação, cultura, colaboradores e clientes da área do turismo envolveu mais 70 mil pessoas, número que se espera ultrapassar este ano, e que mostra o enorme impacto social de uma organização que investe com bondade em pessoas. 

Comentários