Uma tarde recheada de convívio, alegria e muita animação!
20 December 2022 | Social, Saúde Mental, Saúde, Serviços, Eventos, Fundação ADFP
No âmbito das comemorações da quadra natalícia, decorreu no salão de festas da Fundação ADFP a Festa de Natal das respostas sociais de saúde mental e deficiência.
Nesta Festa de Natal estiveram envolvidas as várias respostas sociais dedicadas ao cuidado dos utentes portadores de diversos tipos de deficiência e/ou doença mental/crónica, nomeadamente as Residências Esperança, Respeito, Coragem, Bondade, UVA – Unidade de Vida Apoiada, FSO (Fórum Socio-Ocupacional) e CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão.
A Residência Esperança fez uma homenagem ao cantor Zeca Afonso com a interpretação da "Canção de Embalar", por um dos seus utentes, e apresentou ainda, em coro, a música "A Todos um Bom Natal".
O CACI, a Residência Coragem, o Fórum Socio-Ocupacional e a UVA, fizeram a presentação da dança da tão tradicional música natalícia "Pinheirinho".
Para concluir os momentos artísticos desta tarde de festa, as colaboradoras presentearam os utentes com a coreografia da música "Se estás contente", desafiando toda a gente a participar na mesma.
A dimensão da alegria e da felicidade que se sentiram é proporcional aos 150 utentes que estiveram presentes. Foi uma tarde recheada de bons momentos, animação, música, e finalizada com um lanche de convívio para todos os utentes e equipas envolvidos, onde foram degustados vários doces natalícios, não faltando o "ex-libris" da ementa: o bolo-rei.
A maioria destas respostas sociais apoia pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência e/ou doença mental/crónica, proporcionando-lhes atividades animação e ocupação, educação física e motricidade, alojamento, alimentação, cuidados de higiene pessoal e conforto, apoio psicossocial, cuidados de enfermagem 24h, consultas médicas de clínica geral, fisiatria e psiquiatria, e apoios de reabilitação, pedagógico e jurídico. Os utentes beneficiam ainda de múltiplas atividades ocupacionais, incluindo formação profissional, promovidas pela Fundação noutras valências.
A Fundação ADFP não só criou serviços para responder às necessidades das famílias e pessoas com deficiência e/ou doença mental, como também as inclui sempre que possível no seu quadro de pessoal, sendo mais uma vez a prova de se poder considerar a mais eclética e inclusiva das organizações nacionais do setor social, sendo já uma das cinco maiores em termos de número de funcionários.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: