Animação de loading

Cosmética ecológica artesanal de qualidade extra da Serra da Lousã

Fundação ADFP apoia criadora de cosméticos com plantas aromáticas e medicinais

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo e Cláudia Mendes associaram-se em janeiro de 2016, numa empresa, a d’Natureza- Saboaria da Serra, Lda, para produção de cosmética ecológica artesanal de qualidade extra da Serra da Lousã.

A Fundação decidiu participar neste projecto numa lógica de apoiar empreendedores e criar condições de rentabilização dos produtos endógenos. A instituição está disponível para apoiar e estudar outros projectos que lhe sejam apresentados e que criem emprego e desenvolvimento local .

Empresa socialmente responsável, a d’Natureza- Saboaria da Serra, Lda produz cosméticos com ingredientes autênticos, criteriosamente selecionados, como o azeite extra virgem, o mel, as plantas aromáticas e medicinais da Serra da Lousã e os seus óleos essenciais, que hidratam, nutrem, regeneram e protegem a pele.

Durante o primeiro ano de atividade foram definidas as fórmulas dos cosméticos e desenvolvidos os produtos e embalagens. Foram depois certificados 22 produtos por uma entidade externa especializada, que elaborou os relatórios de segurança que aprovam a segurança da utilização de cada um dos cosméticos.

Só podem ser colocados no mercado português, produtos cosméticos que cumpram os requisitos estabelecidos pelo Regulamento (CE) n.º 1223/2009, de 30 de novembro (Regulamento dos cosméticos) e com o disposto no Decreto-Lei n.º 189/2008, de 24 de setembro, na sua atual redação.

Sob a inspiração da Serra da Lousã, onde é possível encontrar o medronheiro, a oliveira, o alecrim, o rosmaninho, a urze, a esteva ou o zimbre, os cosméticos d'Natureza são elaborados utilizando matérias-primas locais, provenientes diretamente da natureza.

Juntam-se a estas matérias-primas locais outras manteigas e óleos vegetais nobres para o cuidado da pele, que tornam estes produtos de excelência e muito eficazes na rotina do dia-a-dia.

As matérias-primas de origem vegetal, provenientes de frutas e sementes, como os óleos e manteigas de azeitona, avelã, amêndoa, alperce, manga, jojoba, karité, cacau, etc, contêm constituintes semelhantes aos que existem na nossa pele, o que lhes confere uma qualidade extrema, sendo excelentes bases para qualquer tratamento cosmético. Esta similaridade torna os óleos e manteigas vegetais muito eficazes no tratamento de alguns problemas de pele, devido à capacidade de serem rapidamente absorvidos, nutrindo, regenerando, equilibrando toda a epiderme e promovendo sensação de conforto e bem-estar.

Azeite usado em cosmética desde há milhares de anos

O azeite, em particular, é utilizado em cosmética desde há milhares de anos, sendo amplamente reconhecidas as suas propriedades hidratantes e nutritivas.

Os óleos essenciais puros, presentes nos cosméticos d’Natureza, são extraídos de plantas aromáticas e medicinais e transmitem os maravilhosos aromas da Serra da Lousã, para além da sua importância terapêutica.

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas encontradas em algumas flores, ervas, frutas e especiarias. Na natureza, os óleos essenciais têm a função de proteção da planta, garantindo o seu crescimento saudável, mas também a propagação da espécie. Algumas das funções que os óleos essenciais exercem na planta podem ser relacionadas com a sua atividade no organismo humano.

Os óleos essenciais desenvolvem vasta amplitude de ações terapêuticas comprovadas, pelo que incorporados no dia-a-dia podem trazer benefícios para a saúde física, mental e emocional. Apresentam, por exemplo, ação comprovada ao nível da proteção e rejuvenescimento da pele.

O seu preço é geralmente mais elevado do que a maioria das essências comercializadas no mercado que, ao contrário dos óleos essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório, possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.
Todos os produtos sofrem um rigoroso controlo de qualidade e são produzidos de acordo com a legislação vigente. São cosméticos 100% naturais. Não são utilizados corantes, nem conservantes nem outros produtos de origem sintética.

d’Natureza: sabonetes de banho, manteigas corporais, bálsamos labiais, sais & chá de banho

Os produtos cosméticos da d’Natureza são os Sabonetes de Banho 100 % naturais, para higiene e hidratação no banho e duche: Ricos em glicerina, os sabonetes naturais protegem a pele. Com azeite extra virgem, outros óleos e manteigas vegetais nobres, plantas medicinais e óleos essenciais, apresentam variedades como o mel de urze, medronho e zimbro, rosmaninho, esteva e alecrim.

Há também as Manteigas Corporais 100 % naturais, para zonas do corpo com necessidade de nutrição intensa. Com azeite, óleo de avelã, óleo de caroço de alperce, óleo de jojoba, manteiga de manga, manteiga de karité, manteiga de cacau e óleos essenciais e as variedades de mel de urze, rosmaninho, esteva e alecrim e camomila (para peles sensíveis). Já os Bálsamos Labiais são 100% naturais, para hidratação e proteção diária dos lábios. Com azeite extra virgem, óleo de avelã, óleo de amêndoas doces, manteiga de cacau, manteiga de karité, cera de abelha e óleos essenciais. AS variedades são com mel de urze, hortelã-pimenta, citrinos e camomila.

Os Sais & Chá de Banho 100 % naturais, servem para uma esfoliação rica em minerais e relaxamento profundo no banho, favorecendo a renovação da epiderme. Com sal marinho, sal rosa dos Himalaias, plantas aromáticas e medicinais e óleos essenciais apresenta as variedades de alecrim e eucalipto, rosmaninho e alfazema, citrinos e camomila.

Os cosméticos encontram-se à venda online em www,dnatureza.pt, na Loja do Parque Biológico da Serra da Lousa, que pertence à ADFP, ou em lojas aderentes por todo o país.

Os produtos d’Natureza destinam-se também a hotéis de natureza, estéticas, SPA’s, lojas de produtos naturais, ervanárias, lojas na área do turismo, etc.

O técnico responsável da d’Natureza é Cláudia Mendes, com formação superior na área de Química Industrial e na área de Ambiente, com formação complementar nas áreas de Biocosmética, Plantas em Cosmética e Dermatologia, Extração de Óleos Essenciais, Plantas Aromáticas e Medicinais e Saboaria Artesanal. Foi Cláudia Mendes que desenvolveu sozinha as 22 fórmulas para os produtos, mas a curto prazo pretende-se contratar a curto prazo para a produção e área comercial.

A empresa d´Natureza – Saboaria da Serra, Lda está registada no Infarmed e os produtos cosméticos produzidos estão notificados no Portal Europeu de Notificação de Produtos Cosméticos (CPNP).

Atualmente a sede da d’Natureza é na Zona Industrial de Miranda do Corvo. Há planos para, a médio prazo, aproximar a saboaria do Parque Biológico da Serra a Lousã, para que seja possível mostrar aos visitantes do Parque como se faz sabão e outros cosméticos artesanalmente.

Comentários