Animal do mês de Outubro
28 September 2015
A cobra rateira, é a maior cobra da fauna ibérica e é o animal do mês de Outubro no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.
Esta espécie, pode ultrapassar os dois metros de comprimento e é a espécie mais comum no nosso território. Apresenta uma coloração castanha-esverdeada e uma cabeça estreita com escamas lisas e olhos grandes.
É uma serpente robusta e ágil com hábitos diurnos que pode ser encontrada numa grande variedade de ambientes, bosques, que hiberna durante o período de Outubro a Março. É um animal ovíparo que pode efetuar posturas de 3 a 18 ovos.
Quando provocada, a cobra rateira, reage bufando ou mordendo fortemente. Produz um veneno neurotóxico, armazenado em dentes inoculadores de veneno localizados na parte posterior das maxilas, com que paralisa as suas presas. Salvo raras exceções, não é perigosa para o homem. As suas presas são essencialmente mamíferos, ratos e coelhos.
O Parque Biológico da Serra da Lousã, alberga um exemplar desta espécie no reptilário, o mais recente espaço visitável. Esqueça os mitos e os receios que estas espécies despertam e não perca a oportunidade de conhecer esta e outras espécies de fauna réptil que habitam o nosso território.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: