Animação de loading

Cabrito, Jantar Vínico e Buffet prolongam a Páscoa

No Restaurante Museu da Chanfana em Miranda do Corvo

“Ex-libris” da gastronomia local e regional, o Restaurante Museu da Chanfana, no Parque Biológico da Serra da Lousã é um dos que participam na Semana do Cabrito de 7 a 14 de Abril, dia em que promove um jantar vínico muito especial, e festeja o domingo pascal com um Buffet.


A cozinha do restaurante, comandada pelo ‘Chefe’ Vítor Fernandes, aliou sempre a gastronomia tradicional com uma mais criativa em busca de novos sabores. Será essa, de resto, a sua característica durante a Semana do Cabrito, promovida pelo município mirandense.


Arroz, empadão, assado no forno com aromas de citrinos ou grelhado com cheirinhos de Sicó, o cabrito em várias vertentes será rei e senhor dos paladares. No Domingo de Páscoa, um buffet a 15€ para adultos e 7.50€ para crianças, proporcionará vasta gama de frios, saladas e quentes, com o Folar típico da época em destaque nas sobremesas.


Salada de Atum, Bacalhau Desfiado, Polvo Ensalsado, Orelha e Pezinhos de Porco, Sortido de Enchidos constituiem os frios; Grão Ensalsado, Feijão Frade e Couve em Azeite e Alho, Misto de Legumes com Massinhas e alface e Tomate em Vinaigrette são as saladas vegetais, enquanto Sopa de Legumes, Garoupa Assada no Forno com Batatinhas e Ensopado de Cabrito são os quentes.


O espírito pascal estende-se até dia 14 á noite, com um Jantar Vínico com os vinhos Teoria, tintos brancos, da região vinhateira do Douro, produzidos em Cima Corgo (perto de Pinhão).
 

Para acompanhar couvert, salada de Polvo, Bacalhau Desfiado, salgados e enchidos propõe-se o Teoria Branco Colheita 2011, vinho fácil, agradável, com aroma a citrinos, limonado e um toque de hortelã, proveniente das castas Rabigato, Malvásia e Viozinho. Das mesmas castas é o Teoria Branco Vinhas Velhas de 2009, acrescido de castas diferenciadas com vinha plantada à antiga. Já com maior complexidade, aroma a baunilha e frutos tropicais como a manga, o maracujá e o ananás, sugestão para entrada de Melão com Presunto.
 

Para acompanhar as bochechinas de Porco Preto confitadas em chouriço, duas sugestões Vinhos Teoria, ambas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Quinta Roriz, a colheita 2011 e o Grande Reserva 2009 (este ainda com a casta Souzão). O primeiro é um vinho maduro muito frutado, com sabor a frutos vermelhos e o segundo é de complexidade muito superior, com aroma de madeira, e sabor a ameixas roxas, framboesas e um toque de vinho de baunilha da Madeira.
 

Vinhos com que poderá terminar o Jantar Vínico degustando a sobremesa: um sortido do ‘Chefe’.
O Restaurante Museu da Chanfana abriu ao público em 2009 e nele já se deliciaram quase 40 mil apreciadores da sua boa cozinha. Este templo da gastronomia regional integra o Parque Biológico da Serra da Lousã, na Quinta da Paiva, negócio de turismo social e ambiental, que visa criar emprego e ocupação para pessoas com doença mental, deficiência física e desempregados de longa duração.

Comentários