Animação de loading

Animal do Mês é o Tritão

Parque Biológico da Serra da Lousã

No mês de Agosto, o Parque Biológico da Serra da Lousã, atribui ao tritão marmoreado a honra de ser o animal do mês. O tritão, conhecido no mundo científico por Triturus marmoratus pode ser encontrado em todo o território português com exceção do Alentejo e habita em charcos, tanques, poços, lagos, rios de pequeno caudal e outros locais onde exista um mínimo de água suficiente para a sua sobrevivência.

Trata-se de um anfíbio com cauda que apresenta um porte robusto e pele áspera. Possui uma coloração ventral escura com pintas brancas e coloração dorsal e lateral verde-escura numa rede interligada. O tritão marmoreado é uma espécie insectívora que pode atingir os 13 a 17 cm. Geralmente, tem hábitos terrestres e noturnos, sendo que ficam mais ligados ao meio aquático aquando da estação reprodutiva. Em caso de temperaturas extremas, podem passar por períodos de inatividade.

Esta espécie é capaz de segregar substâncias tóxicas, através da pele, como mecanismo de defesa perante predadores. Quanto à longevidade, estes vivem mais de 10 anos, havendo registo de indivíduos que alcançaram os 25 anos em cativeiro.

No Parque Biológico tem a oportunidade de observar estes animais no fluviário, todos os dias no período das 9h-20h. Não perca esta oportunidade!

Comentários