Animação de loading

Animal do mês de junho – Gamo (Dama dama)

No nosso território existem três cervídeos: o corço, o gamo e o veado.

No nosso território existem três cervídeos: o corço, o gamo e o veado. No Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, poderá encontrar vários exemplares de cada uma destas espécies e, durante o mês de junho, o Gamo será o homenageado como “animal do mês”.
O Gamo, de nome científico Dama dama, é um animal que vive em grandes grupos, e pode ser observado nas nossas serras, sendo facilmente reconhecido pela sua pelagem cheia de pintas. Ao contrário dos veados, nos gamos as pintas não desaparecem, mantendo-se ao longo da sua vida.
Conforme as estações do ano, os gamos podem apresentar duas pelagens distintas: no Verão em tons de castanho-claro, e no Inverno em tons mais escuros.
Nesta espécie existe dimorfismo sexual, ou seja, diferenças entre macho e fêmea, pois os machos ostentam hastes espalmadas e pontiagudas que caem todos os anos, nascendo uma bifurcação a mais todos os anos, sendo por isso possível contar a idade de cada macho.
O Gamo é um herbívoro que se alimenta sobretudo de espécies arbustivas e herbáceas, recorrendo também à rama de algumas árvores, frutos (bolotas ou castanhas), cogumelos, musgos e, por vezes, em épocas de maior carência, casca de árvores.
Venha conhecer de perto estes fantásticos espécimes!

Comentários