Animação de loading

Animal do mês - Águia Calçada

Parque Biológico da Serra da Lousã

A águia calçada é uma rapina de médias dimensões, migradora e que frequenta preferencialmente meios florestais do centro e sul do nosso país e é a eleita como animal do mês de Junho no Parque Biológico da Serra da Lousã! É uma ave que em Portugal se encontra com o estatuto de quase ameaçada mas mantém uma população estável e, no Parque Biológico pode ser observado um exemplar junto às restantes aves de rapina.
Como o próprio nome indica, é uma ave que devido às penugens que tem junto às patas parece ter umas botas calçadas. Apresenta duas fases de plumagem bem distintas: uma fase designada clara com a parte inferior do corpo de cor clara enquanto a fase designada escura apresenta um tom castanho-escuro.
É uma ave solitária e monogâmica com comportamentos territoriais durante a nidificação. Alimentam-se de uma grande variedade de presas mas principalmente a sua dieta consiste em aves de pequeno e médio porte, lagartos e pequenos mamíferos.
As aves que habitam o Parque Biológico da Serra da Lousã são aves provenientes de Centros de Recuperação que foram consideradas irrecuperáveis para viver por si só na Natureza sendo entregues ao Parque de modo a prolongar a sua vida com a comodidade necessária. Assim, ao visitar o Parque está a contribuir para um projeto de conservação desta e de outras espécies. O Parque encontra-se aberto todos os dias das 9h-19h com preços entre os 6€ para adultos e 3,50€ para crianças.

Comentários