Animação de loading

ADFP garante financiamento mas adia concretização do projeto de suinicultura

Agropecuária

A Fundação ADFP viu o seu projeto de agropecuária aprovado com garantia de financiamento pelo Governo Português e União Europeia. Antes o projecto de construção da suinicultura já tinha sido aprovado pela Câmara Municipal.


O montante total de investimento aponta para 410 mil euros.


A generalidade do investimento aprovado terá um apoio de 40% a fundo perdido num total de 165 mil euros.


Este financiamento visa apoiar a compra de equipamentos destinados a quinta de Cadaixo, vinhas e terrenos em Chão de Lamas / Vila Seca e unidade pecuária próxima dos Bujos.


A Fundação vai concretizar o investimento que candidatou com exceção da pecuária em terrenos florestais entre Bujos e Pisca no concelho de Miranda .


Perante algumas notícias que revelam acrescidas dificuldades para os criadores de Suínos em Portugal, perante a forte concorrência de alguns países do leste da Europa, a Fundação decidiu adiar a construção da unidade de suinicultura. Esta unidade seria para 50 fêmeas de raça bisara, para produção de leitão, com criação em regime semi extensivo com parques ao ar livre, numa área florestal .


A ADFP vai continuar a investir na agricultura em teremos localizados em Miranda, Condeixa e Penela e ainda no Fundão. No Fundão tem propriedades com mais de 50 hectares com vinha, olival e cerejeiras. Na área de Miranda, e concelhos próximos de Condeixa e Penela, a Fundação já possui também cerca 40 hectares de terrenos.


Sobre o investimento na suinicultura, a Fundação vai aguardar para avaliar as condições de sustentabilidade, mesmo tendo visto o projeto aprovado pelas organizações governamentais e Câmara Municipal de Miranda. Os investimentos no sector agrícola por parte da ADFP visam criar postos de trabalho sustentáveis que contribuam para garantir independência económica à Instituição .

Comentários