30 June 2023 | Social, Cultura, Eventos, Fundação ADFP
As festas de verão chegaram, e as respostas sociais de saúde mental da Fundação ADFP realizaram as comemorações que estão associadas ao mês de junho, mês dos Santos Populares!
Porque é que são tão celebrados no país os festejos os Santos Populares? Há quem diga que a tradição evoluiu para que a festa continue. Portugal intensificou e renovou os festejos dos Santos Populares para dar um novo significado às festas de junho. Os pedidos de amor são herança pagã e a boa mesa, onde não falta a boa sardinha assada na brasa, o pão, a broa e as saladas a acompanhar, e tudo isto promove a continuidade dos festejos.
Um pouco por todo o país, mas com especificidades próprias de cada região, nestes dias, a tradição manda organizar grandes arraiais. As ruas são decoradas com flores, balões e luzes. A música popular preenche cada esquina, convidando toda a gente para se juntar nos bailaricos. Desfilam as marchas populares, com os seus arcos em festa. Há cheiro de manjerico a pairar!
Tal como manda a tradição, realizou-se então no pátio da Residência Coragem, um enorme arraial onde não faltou a tradicional sardinha da época, convívio, música, e muita animação.
Não é preciso muito para montar o arraial. Basta alegria e boa disposição, e uma ajudinha do São Pedro para que a chuva não arruíne a festa.
A tarde de festejos iniciou-se com uma bela sardinhada ao almoço, continuou pela tarde fora num baile de verão cheio de música e animação, e teve o seu auge com o desfile de 2 marchas: CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, em conjunto com a Residência Esperança, e Residência Coragem em conjunto com o Fórum Socio-Ocupacional, contando também com a presença de utentes da Residência Respeito e da UVA - Unidade de Vida Apoiada, e tendo participado ao todo cerca de 120 utentes destas 6 respostas sociais.
A tarde de festa finalizou-se com um "Concurso de Sardinhas", onde as animadoras das diversas residências foram desafiadas a fazer "a melhor sardinha", tendo o júri convidado apresentado como vencedor, a Residência Coragem. Para A Fundação ADFP possui várias respostas sociais destinadas a portadores de deficiência e doença mental, assegurando a prestação de vários serviços, alojamento, alimentação, cuidados de higiene pessoal e conforto, apoio psicossocial, cuidados de enfermagem, consultas médicas de clínica geral, fisiatria e psiquiatria, e apoios de reabilitação, pedagógico e jurídico, os utentes beneficiam ainda de múltiplas atividades ocupacionais, animação, educação física e motricidade, incluindo formação profissional, promovidas pela Fundação noutras valências, e atividades especiais em dias comemorativos, onde claramente se integram os festejos dos Santos Populares!
A Fundação ADFP considera-se atualmente em Portugal, a mais eclética e inclusiva IPSS, aumentando também a sua referência internacional a cada ano.
11 November 2025 | Social, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
05 November 2025 | Social, Cultura, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
03 November 2025 | Social, Cultura, Visitas, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
10 October 2025 | Social, Visitas
Ler Artigo
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: