Animação de loading

“Trabalho de Equipa e Resolução e Gestão de conflitos”

Psicólogo Pedro Machado no workshop dos Trilhos do Futuro

O título da intervenção do psicólogo José Pedro Machado, diz quase tudo, desde o início da formação de uma “equipa de trabalho, onde o racional que existe é aplicável a todas as situações”, até às coisas que parecem simples e são complicadas”, no workshop organizado pelos Trilhos do Futuro, dia 15 de Março no cinema de Miranda do Corvo.


Pedro Machado partiu da teoria geral do sistema de Broffenebrenner, de microssistema (pessoal, familiar, escolar, trabalho, amigos) ao mesossistema (instituições, mundo do trabalho, recursos técnicos), ao exossistema (média, imagem, ferramentas alargadas) e ao macrossistema (com histórias, durante uma crise, e parte da União Europeia).


Pedro Machado deu mais números: a importância do ensino nas escolas, do voto e da cidadania, em que nos últimos anos quem mais protestou foram os professores. Falou também dos papéis do psicólogo com o seu utente, de marido e mulher trabalhando no mesmo sítio em conflito, do conteúdo da comunicação, que é tudo o que está na minha resolução com o outro”.


“Claro, diz, há conflitos que duram décadas, porque não há diálogo, comunicação, isto para não falar das diferenças culturais”.


Este workshop teve por objetivo abordar questões fundamentais para o desempenho eficaz, dando aos participantes ferramentas que possibilitam uma boa gestão das emoções, do stress que está na origem dos conflitos.

Comentários