Animação de loading

St. Paul’s School com Mindfulness alargado ao Primeiro Ciclo

O Mindfulness é promovido, semanalmente, desde o berçário até ao 4.º ano de escolaridade.

27 Janeiro 2020 | Educação e Formação

O Colégio St. Paul´s School integra um Departamento Psicopedagógico que oferece apoio e orientação às crianças/ jovens e suas famílias, no sentido de estabelecer uma ponte entre Psicologia e Educação, Ciência e prática profissional. Procura promover a base necessária ao desenvolvimento integral do aluno como pessoa, trabalhando o seu equilíbrio biopsicossocial. 

A presença permanente de uma psicóloga é fundamental para criar um projeto psicopedagógico que aposte na valorização das crianças, envolvendo as famílias e apoiando os docentes. 

O St. Paul´s School estendeu, este ano letivo, as sessões de Mindfulness ao Primeiro Ciclo, enquanto atividade de enriquecimento curricular, integrado no horário dos alunos. Atualmente, o Mindfulness é promovido, semanalmente, desde o berçário até ao 4.º ano de escolaridade. Ao nível da Creche, estas sessões incluem massagens para bebés, em ambiente calmo, com sons da natureza e imagens relaxantes. Está comprovado que a prática de Mindfulness influencia positivamente a rotina de sono e a alimentação dos bebés. Neste sentido, as crianças da Creche ao Primeiro Ciclo beneficiam de um ambiente tranquilo, com pequenos exercícios de respiração, atenção plena e leitura de histórias infantis, com base nas mascotes do Mindfulness. 

O principal objetivo é dotar as crianças de competências que lhes permitam gerir emoções, reações, atitudes e pensamentos para lidar com situações do quotidiano, através da prática e refinamento da plena consciência. 

O Departamento Psicopedagógico dirige-se, também, às famílias e colaboradores com a dinamização de encontros com sessões que versam sobre diferentes temáticas e partilha de experiências, com a organização de ações de formação, workshops, conferências, congressos e jornadas temáticas.   

O Departamento articula, ainda, com diversos serviços externos, nomeadamente terapia da fala, terapia familiar, intervenção precoce, neuropediatria, entre outros. 

O Colégio investe num ensino diferenciador que prima pela excelência. O seu projeto educativo privilegia o bilinguismo, Português/ Inglês, e o ensino de línguas, de um modo geral, destacando-se a presença do Latim, do Espanhol e do Alemão no currículo obrigatório e, ainda, do Mandarim e do Francês como línguas opcionais.

Tags
Comentários