Animação de loading

Animal do mês de Fevereiro no Parque Biológico

Burro bebé de raça de Miranda do Douro nasce no Parque e é animal do mês!

05 Fevereiro 2020 | Turismo

O nascimento de um burro de Raça de Miranda do Douro nas últimas semanas, transformou esta raça no animal do mês de Fevereiro no Parque Biológico da Serra da Lousã em Miranda do Corvo.

Os três exemplares adultos presentes no Parque Biológico pertencem a umas das últimas variedades de asininos autóctones do nosso país e são provenientes da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) ao qual se junta agora uma cria, um macho.

Esta raça, muito dócil, apresenta uma corpulência rustica, até cerca de 1,35 m. A pelagem do corpo é castanha escura, com algumas mechas mais claras e, na sua volumosa cabeça, apresentam manchas brancas em redor dos olhos e no focinho. As suas orelhas são muito características, grandes e largas na base com muito pelo, terminando de forma arredondada.

Devido à sua longevidade e polivalência, antigamente eram utilizados para a lavoura tradicional de minifúndio mas com o abandono destes meios de vida, a raça começou a entrar em declínio. Atualmente, podem ser encontrados nos concelhos de Miranda do Douro, Bragança, Vimioso e Mogadouro.

Com o intuito de preservar a raça existem várias atividades associadas a ela, desde atividades de turismo, pedagógicas e terapêuticas. Ao longo dos anos, foram realizados vários estudos sobre as populações e a sua preservação bem como das propriedades do leite de burra. Este, tem sido utilizado para a confeção de cosméticos e produtos farmacêuticos e, foi recentemente iniciada a sua produção como substituto do leite materno humano.

Comentários