Departamento Psicopedagógico promove a prática de Mindfulness
07 June 2019 | Saúde, Educação e Formação
O Colégio St. Paul’s School investe num ensino diferenciador que prima pela excelência. O seu projeto educativo privilegia o bilinguismo, português/inglês, e o ensino de línguas, de um modo geral, destacando-se a presença do latim, do espanhol e do alemão no currículo obrigatório e ainda do mandarim e do francês como línguas opcionais.
A presença permanente de uma psicóloga é fundamental para criar um projecto psicopedagógico que aposte na valorização das crianças, envolvendo as famílias e apoiando os docentes.
O Departamento Psicopedagógico do St. Paul´s School é a unidade orgânica que oferece apoio e orientação às crianças/adolescentes e suas famílias, no sentido de estabelecer uma ponte entre Psicologia e Educação, Ciência e prática profissional, procurando promover a base necessária ao desenvolvimento integral do aluno como pessoa, trabalhando o seu equilíbrio biopsicossocial, sendo este entendido como o crescimento psicológico que depende da interação do indivíduo com o meio que o rodeia.
As principais áreas de intervenção dirigem-se ao aluno pela Avaliação de Desenvolvimento, a Intervenção precoce, Apoio à Inclusão, Orientação escolar e profissional; mas também aos pais com a dinamização de Encontros de Pais com sessões de diferentes temáticas e partilha de experiências; trabalho com o staff docente e restante comunidade educativa, organizando ações de formação, workshops, conferências, congressos e jornadas temáticas.
Na valência de Creche e Jardim de Infância é realizada uma avaliação regular da criança, em articulação com os Educadores, recorrendo ao desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às necessidades de cada criança. A avaliação do desenvolvimento conta com instrumentos psicológicos específicos e rigorosos, que nos fornecem informação precisa de todas as áreas do desenvolvimento da criança (linguagem, locomoção, alimentação, padrão de sono, interação, motricidade,…).
Tendo em conta a importância do equilíbrio emocional no funcionamento integral da criança/adolescente, o Departamento Psicopedagógico realiza sessões de Mindfulness, com aplicabilidade de um programa de inteligência emocional, onde se promove desde a infância a identificação, gestão e treino de emoções, e também se incentiva a autoconsciência e o autocontrolo, essenciais para a saúde mental. Utilizam-se diversas atividades práticas e convida-se a criança a relaxar num espaço adequado, promovendo o seu bem-estar. Encontra-se em fase final de produção o Manual de Mindfulness do Colégio St. Paul´s School.
No 2º e 3º ciclo, a intervenção foca-se em ajudar os alunos de forma individualizada e em grupo, a definir métodos de estudo, a lidar com a ansiedade nos momentos de avaliação, definir estratégias para melhorar as funções executivas, educação para a saúde e prevenção de comportamentos de risco, e também, dinâmicas de grupo.
O Departamento articula, ainda, com diversos serviços externos, nomeadamente: serviços de terapia da fala, terapia familiar, intervenção precoce, neuropediatria, entre outros.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: