Animação de loading

O V Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco

Vai ser no Parque Biológico da Serra da Lousã

Mais uma vez, o Parque Biológico da Serra da Lousã vai ser o cenário de um Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, o V, onde serão entronizados oito novos confrades, dia 12 de Outubro.

A matança do porco, festa pagã mais tradicional do país, que apela aos princípios mais íntegros da vida comunitária, como a solidariedade e fraternidade entre famílias, vizinhos e amigos, será recriada pelo Grupo Etnográfico Tecedeiras dos Moinhos. Embora ritual pagão, está intimamente ligada á cultura cristã uma vez que, nas religiões monoteístas, judeus e muçulmanos não consomem carne de porco.

O porco, que vai ter o papel central do cerimonial, será de raça bisara ou preto alentejano, criado no Parque Biológico da Serra da Lousã, sem rações e com alimentação tradicional.

A recepção aos confrades de várias confrarias pelas 10h00, será feita com um “Desjejum” com Sarrabulho, Presunto da Matança 2012, Orelha de Porco, Sangue Ensalsado e Bucho Recheado, Pão e Broa, regados com Espumante, Vinho Branco e Tinto, Sumos e Águas.

Uma hora depois haverá visita guiada, por grupos, ao Parque Biológico da Serra da Lousã, que tem a mais completa mostra de Vida Selvagem Nacional, para além de uma Quinta Pedagógica de Raças Portuguesa, com Centro Hípico, um Labirinto de Árvores de Fruto único no Mundo, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com oficina de artesanato e loja de venda, Ecomuseu, Museu da Tanoaria e Restaurante Museu da Chanfana.

Complexo lúdico-turístico, o PBSL alia a preservação do património natural e vivencial a uma missão social dando ocupação e emprego a cerca de quatro dezenas de pessoas portadoras de doença crónica e/ou psiquiátrica ou desempregados de longa duração. Um projectão de integração social que

marca assim a sua especificidade na transmissão de ensinamentos e referências para a vida.

Após a Missa na Capela da Nossa Senhora da Boa Morte, ao  meio dia, os confrades desfilarão  até à Câmara Municipal, acompanhados pelo grupo Amigos da Cepa, para a Foto de Grupo. Pelas 12h45 e de regresso ao Parque, terá lugar a Cerimónia de Entronização de novos Confrades e a

recriação da “Matança do Porco”.

Pelas 14.00 h, este V Capítulo encerrará com o “Jantar da Matança”, este ano constituído por uma Sopa do Campo, Grande Grelhada (Febras, Secretos, Entremeada, Bochechas, Febras, Costeletas do Cachaço, Enchidos) guarnecida com Batata Assada e Migas, Arroz doce, Nabada, Tigelada, Mirandenses e Salada de Frutas, regados por Vinho Branco e Tinto PBSL.

Comentários