Animação de loading

O Animal do Mês é a Ovelha (ovies aries)

no parque biológico da serra da lousã

A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante em que o macho é chamado de carneiro e os juvenis de cordeiros ou borregos.

A raça Serra da Estrela, presente no Parque, evoluiu a partir de espécies selvagens como o Carneiro das turfeiras e o Muflão e, durante séculos foi explorada pelos povos primitivos. Esta raça pode exibir duas cores: branca ou preta.

 Apresenta uma estrutura mediana, ambos os sexos têm cornos, enrolados em espiral e o tempo de gestação das fêmeas é de cinco meses, nascendo uma ou, por vezes, duas crias. Exceto a cabeça, ventre e membros, todo o seu restante corpo é coberto de lã, sendo esta um dos seus interesses a nível económico. Outras vertentes económicas exploradas na ovelha e, atualmente, uma das principais é a produção de leite (para produção de queijo) mas também a sua carne, especialmente dos borregos pois tem apreciadores nos quatro cantos do mundo!

Em Portugal, estes ovinos distribuem-se, maioritariamente, pela Serra da Estrela mas também pela zona Centro. Geralmente, faz parte de pequenos rebanhos, de cerca de 50 ovelhas, tendo em conta as reduzidas dimensões das parcelas agrícolas e a escassez de mão-de-obra para a produção do queijo e condução do rebanho.

Apadrinhe uma Ovelhinha!!!

Ajude-nos a construir um futuro melhor para os nossos animais!!!

Comentários