Animação de loading

Lançamento público do premiado Vinho Rosé Terra Solidária

Cerimónia decorreu no Hotel Parque Serra da Lousã 

O recém-premiado Vinho Rosé Terra Solidária 2017, produzido pela Fundação ADFP, foi lançado no dia 4 de julho, na presença de cerca de quatro dezenas de convidados, entre dirigentes das demais organizações do concelho, produtores e distribuidores de vinho da região.

Esta cerimónia constituiu uma apresentação aos convidados do Vinho Rosé, e marcou o início da venda ao público do referido néctar.

Foi Nancy Rodrigues, da organização do evento, quem deu as boas vindas aos presentes, tendo salientado a medalha de prata no concurso “Portugal Wine Trophy e o facto de ter sido o 1º vinho certificado como Vinho Regional Beira Atlântico sub-região Terras de Sicó.

Seguiu-se o enólogo residente da Fundação ADFP, Gonçalo Moura da Costa para apresentação do vinho.

Gonçalo Costa começou por referir a coincidência da certificação deste vinho Rosé, no ano em que a sub-região comemora 25 anos.

Depois, o enólogo da Fundação caracterizou o vinho rosé Terra Solidária:

 “De cor rosa, recorda-nos sempre a imensidão do amor, amor que brota de todos que, com engenho e arte, o ajudaram a construir: desde a poa aos tratamentos, das intervenções em verde à vindima, aos trabalhos da adega e ao engarrafamento”, afirmou.

 “Touriga Nacional e Tinta Roriz – acrescentou – foram as uvas que espremidas, num piedoso momento de dor e prazer, fizeram brotar o líquido precioso que, fermentado a uma temperatura baixa e controlada, fez realçar a fruta e flores que são a base aromática deste vinho”.

Após referir que “degustar este vinho é também viver os valores de quem o construiu – a nossa Fundação ADFP: liberdade, igualdade e fraternidade”, Gonçalo Moura da Costa sublinhou que “ainda sem estar no mercado o vinho já é detentor de uma medalha de prata na edição 2018 do Portugal Wine Trophy”.

Presente e sorridente, o presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, Jaime Ramos, começou por felicitar o trabalho na vinha e vindima, com o Eng.º Daniel Fernandes na área agrícola e o enólogo Gonçalo Moura Costa, sendo consultor sénior de enologia o engenheiro Antero Silvano.

Visivelmente comovido, Jaime Ramos lembrou o anterior trabalho dos engenheiros Vítor Araújo e Pedro Faria (já falecidos), “porque fazem falta, faz falta a sua presença”.


Jaime Ramos enunciou um dos objetivos da Fundação, que é o de “potenciar a riqueza dos produtos endógenos, através da cooperação ”, sublinhou que contra a competitividade exacerbada - “o meu vinho é melhor que o do vizinho” -, “se trabalharmos todos em conjunto só teremos a ganhar” e felicitou também o papel da Vinisicó. Jaime Ramos serviu o vinho medalhado aos presentes tendo convidado para este brinde inicial os Padres Ferrão, Pároco do Concelho de Miranda, Daniel Mateus Presidente do conselho geral da Fundação, o Vereador Hugo Raposo, Raul Marques Presidente da Junta de Freguesia de Lamas e Luís Reis presidente da Vinisicó.

Jaime Ramos defendeu que as autarquias, câmaras e juntas das áreas da Vinisico, devem ser as primeiras a promover os vinhos e os produtores destes concelho e prometeu que a Fundação tudo fará para criar postos de trabalho valorizando os produtos endógenos, como é o vinho da Lamas ou da região dos calcários de Sicó.

A prova deste Vinho Rosé Terra Solidária 2017 terminou com um pequeno buffet de queijo rabaçal com nozes, broa e doces, acentuando um dos princípios da produção vinícola da Fundação: “Engarrafamos emoções”.

Terra Solidária é uma marca registada da Fundação ADFP, que surge no contexto do Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL), e como “chancela” aos produtos derivados da atividade agropecuária e da instituição.

A Fundação ADFP possui 13 hectares de vinha no Fundão e 12 hectares em terrenos calcários nos concelhos de Miranda, Penela e Condeixa. Construiu uma adega com capacidade para 100 mil litros, e que se encontra a produzir vinho da marca Terra Solidária, reserva Trivium e espumante marca Aldeias do Xisto.

A partir de desta data o Vinho Rosé Terra Solidária e, o também premiado, Vinho Tinto Terra Solidária 2015, encontram-se ambos à venda na loja do Parque Biológico da Serra da Lousã e no Restaurante Museu da Chanfana.