Animação de loading

Javali é o animal de Abril

O Parque Biológico da Serra da Lousã elege o Javali ou porco-bravo para animal do mês

O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, elege para animal do mês de Abril, o Javali ou porco-bravo. Este mamífero de médio a grande porte, pode chegar a atingir 167 cm de comprimento e 130 kg de peso. Apresentam assim uma grande robustez física, exibindo uma forma arredondada mas com patas curtas e fortes.

É caracterizado por uma coloração escura no pelo mas, enquanto crias, apresentam riscas que vão desaparecendo ao longo do crescimento. Uma das características mais distintivas dos javalis são as mandibulas que, nos machos, à medida que vão envelhecendo, apresentam dentes caninos de grandes dimensões e diferentes morfologias. Estas diferenças permitem diferenciar entre os dentes do maxilar superior - amoladeiras - e os do maxilar inferior - navalhas. Estas navalhas, apresentam interesse por parte dos caçadores, funcionando como troféus de caça.

Distribui-se por toda a Europa Central e Ocidental e, em Portugal é considerada uma espécie cinegética, isto é, uma espécie passível de ser caçada. Apesar de não haver números estimados da população de javalis em Portugal, crê-se que está estável e a prosperar.

O javali tem preferência por bosques de folhosas e áreas agrícolas onde se possa abrigar e alimentar. Apresentam uma dieta omnívora com preferência por vegetais.

As fêmeas podem ter ninhadas de 3 a 10 crias apresentando um comportamento bastante protetor sobre elas.

No Parque Biológico, temos exemplares desta espécie com diferentes idades pelo que é possível verificar as diferentes fases do seu desenvolvimento. Brevemente esperamos ter crias de javali que têm o nome de listados!