Animação de loading

Inscrições para III Capítulo no PBSL já estão abertas

Real Confraria da Matança do Porco aderiu à CEUCO

Em vésperas do III Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, a realizar no Parque Biológico da Serra da Lousã a 15 de Outubro, estão já abertas inscrições, após a sua adesão ao Conselho Europeu das Confrarias.


A Real Confraria da Matança do Porco foi a décima terceira Confraria portuguesa a aderir ao Conselho Europeu das Confrarias (CEUCO), tendo participado no encontro das Confrarias CEUCO Portugal, realizado em Coimbra a 10 de Setembro. O tema central do encontro foi o próximo e IX Congresso do Conselho Europeu das Confrarias Vínicas e Gastronómicas, previsto para 4, 5 e 6 de Novembro em Albufeira, no Algarve, tendo ficado a RCMP como delegada distrital.


Este Congresso, sob a temática Rota das Especiarias – A importância na gastronomia tradicional europeia / Vinhos da Europa, está aberto à participação de todas as confrarias europeias, não obstante não pertencerem ao organismo. Informação sobre o evento e forma de inscrição poderá ser feita junto da Real Confraria da Matança do Porco.


O III Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, cujo presidente é Jaime Ramos, também presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, terá lugar como habitualmente no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, sua sede física.


O produto representado por esta confraria, cujo início de actividade remonta a 2009, é o porco, a prática tradicional da matança, e a gastronomia inerente, tais como o serrabulho, bucho de porco recheado, enchidos, pernil e outros.



O programa deste III Capítulo começará às 9h30 com um “desjejum”, prosseguirá com uma missa pelas 11h00 na Igreja Matriz, seguida de foto de grupo, recriação da “Matança do Porco”, entronização dos confrades e oração de sapiência e pelas 13h30 “jantar” da matança à antiga portuguesa.


As inscrições estão abertas até 8 de Outubro e podem ser feitas através do e-mail: rcmatancadoporco@adfp.pt ou pelo telefone 239530150 (Nancy Rodrigues/ Fernando Marques).

Comentários