Animação de loading

Idosos e crianças da creche cantam e aprendem percussão

Ateliers de música na Residência Cristo Redentor no Senhor da Serra

Os idosos da Residência Cristo Redentor e as crianças da Creche do Senhor da Serra, da Fundação ADFP, participam num atelier de música com canto e aprendizagem de instrumentos de percussão como pandeiretas, tambor, maracas, ferrinhos e guiseira, todas as sextas-feiras.

A música é uma arte, uma forma de comunicação e expressão, e é criação, com expressão de sentimentos, comunicação e criatividade.Desde os primórdios da humanidade esteve presente em todas as manifestações humanas de alegria, dor, esperança, fé, amor, expressando-se das mais variadas formas e nos mais diversos grupos e em todas as etapas evolutivas. A música acompanha, assim, o homem em variadíssimas situações da sua vida, estando todos nós ligados à música de forma mais ou menos directa.

A idade, portanto, não é um impedimento para os idosos se aproximarem da música, conhecê-la, valorizá-la e apreciá-la: não importa a idade, nem as capacidades de cada um para que se possa trabalhar com a música. O que é necessário é que o animador adapte as actividades às características pessoais de cada indivíduo e de cada grupo. Mais ainda, através desta arte, os idosos podem beneficiar de ócio e diversão, desenvolvendo as suas relações sociais, adquirindo conhecimentos específicos, e beneficiando ainda de aplicações terapêuticas.

Geralmente o idoso encontra-se numa fase em que a sua vida mudou muito, em que se sente com um papel menos útil na sociedade sendo, portanto, necessário fazer com que ocupe os seus tempos livres com alguma tarefa que lhe dê gosto executar, algo que o faça sentir que afinal não é tão incapaz como poderia pensar, algo que dê mais vivacidade ao seu final de vida, e mais vontade de chegar ao dia seguinte. 

Comentários