Destruição de uvas brancas e tintas levanta preocupações sobre o impacto na produção e no retorno económico da Instituição
17 September 2025 | Fundação ADFP, Ambiente
A natureza deve ser respeitada e os animais selvagens protegidos. O descontrolo na população destes animais obriga-os a procurar alimentos nos terrenos agrícolas. Os proprietários não podem ser obrigados a assumir os prejuízos e a alimentação dos animais.
É necessário criar medidas que protejam os investimentos na agricultura. É fundamental respeitar o trabalho de quem cuida das plantas para se obter frutos. Não podemos continuar sem se definir que entidades (estado, autarquias) são responsáveis pelo controlo dos animais e pelo pagamento de prejuízos agrícolas.
A vinha da Fundação ADFP em Lamas, concelho de Miranda do Corvo, voltou a ser alvo de ataques de javalis, que já começaram a provocar estragos significativos nos cachos de uvas, tanto nas castas brancas como nas tintas. Esta situação repete-se ano após ano, ameaçando seriamente a sustentabilidade de um dos projetos agrícolas da Instituição.
A Fundação ADFP é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, cujo objetivo principal é o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, desde crianças, jovens e mulheres grávidas, a pessoas com deficiência, doença mental, vítimas de maus-tratos, refugiados, sem-abrigo e idosos.
Inserida numa lógica de desenvolvimento local sustentado, a Fundação tem vindo a investir de forma crescente na área agrícola e florestal, com uma aposta clara na valorização do território e no aproveitamento dos seus recursos. Atualmente, as áreas de vinha da Fundação contam com cerca de 6 hectares em fase de plantação e 5 hectares já em produção.
Infelizmente, a destruição provocada pelos javalis e cervídeos, ao consumirem os cachos de uvas e ao danificarem as parras, compromete não só a vindima prevista para o final deste mês, como afeta diretamente a produtividade e o retorno económico de um setor que, apesar de recente, tem vindo a ser desenvolvido com grande dedicação. Os danos causados pelos javalis não ficam só pelos cachos, também o sistema de rega foi danificado. Temos vários setores de rega de tubo gota a gota mordido pelos javalis e a perder eficiência e desperdiçar água.
A Fundação ADFP já solicitou correção de efetivos a vários clubes de caça da região, com o objetivo de minimizar os danos e controlar esta ameaça. No entanto, considera fundamental que as autoridades competentes, nomeadamente o Governo, os ministérios responsáveis e organismos de gestão ambiental, tomem medidas urgentes para resolver um problema que afeta agricultores de todo o país e que compromete os objetivos de desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental.
Enquanto instituição que promove a solidariedade, a inclusão e o desenvolvimento local, a Fundação ADFP continuará a lutar pela preservação do seu património agrícola e pelo direito a produzir com dignidade, protegendo os seus projetos e as pessoas que deles beneficiam.
11 November 2025 | Social, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
05 November 2025 | Social, Cultura, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
03 November 2025 | Social, Cultura, Visitas, Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
31 October 2025 | Eventos, Fundação ADFP
Ler Artigo
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: