Animação de loading

Fundação ADFP realiza II Jornadas de Cuidados Continuados

“(Re)Pensar os Cuidados, Investir em Pessoas” foi o tema central abordado neste evento que faz parte do Ciclo de Conferências da FADFP

06 November 2023 | Social, Visitas, Eventos

Realizou-se esta semana no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, o encontro das II Jornadas de Cuidados Continuados da Fundação ADFP, evento integrado no Ciclo de Conferências da instituição.  

“Interdisciplinaridade no Cuidar”, foi o principal mote de comentário e debate na 1ª Mesa Redonda, moderado pelo Enfermeiro Manuel Oliveira, Coordenador da ECR Centro (equipa de coordenação regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), abordado em diversos subtemas como “Referenciar, integrar e acompanhar”, pela Enfermeira Rosa Afonso, Coordenadora ECL (Equipas Coordenadoras Locais, da RNCCI); “Da admissão à alta... o percurso”, pela Dra. Liliana Nunes, Assistente Social e Diretora Técnica da UCCI Santa Casa da Misericórdia Arganil; e ainda o subtema “Dívidas e Abandono”, pela Dra. Dora Paiva, Diretora Técnica ULDM – Unidade de Longa Duração e Manutenção da Fundação ADFP.  

Posteriormente, deu-se o mote para a Sessão de Honra, onde estiveram presentes o Enf. Manuel Oliveira, Coordenador da ECR Centro da RNCCI; a Dra. Maria Manuela Barreto Veloso, Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra; o Dr. Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP; e o Dr. Horácio Firmino, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria dos CHUC.  

Ainda durante a manhã seguiram-se as Conferências. Na 1ª Conferência foi a “Perspetiva dos Cuidados Paliativos - Cuidados Paliativos nos cuidados gerais da RNCCI” o tema central abordado, tendo como intervenientes a Prof. Adriana Coelho, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, e o Dr. Victor Bettencourt, Diretor Clínico UCCI Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão.  

Na 2ª Conferência, dialogou-se sobre “Cuidar e Reabilitar - Fisioterapia e Reabilitação no Domicílio: Diferentes abordagens, objetivos comuns”, pela Fisioterapeuta Andreia Rodrigues, da Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Fundação ADFP.  

Após o almoço, iniciou-se a 2ª Mesa Redonda com “Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental”, como principal tema de conversa, moderado pelo Enf. Hélder Lourenço, Enfermeiro Secretário do Colégio da Ordem dos Enfermeiros da MCEE de Saúde Mental e Psiquiátrica.  Nesta mesa redonda, e primeiramente, abordou-se o “Empoderamento e reabilitação na RAMa”, pela Enf.ª. Cândida Henriques, Enfermeira Especialista em saúde mental e psiquiátrica na Residência Bondade da Fundação ADFP, seguindo-se a “Perspetiva dos Cuidados na área da Saúde Mental”, aborado pelo Enf.º Miguel Narigão, Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, e membro da Coordenação Nacional das Politicas de Saúde Mental (CNPSM).  

Na 3ª Mesa Redonda debateu-se a temática central “Integrar Cuidados e Comunidade”, moderada Dra. Emília Borges, da Segurança Social e da ECR Centro da RNCCI.  

“Cuidados Continuados, dinâmica familiar e comunitária em situação de dependência”, foi o primeiro subtema integrado, abordado pela Enfermeira Anabela Corino, do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, e membro da ECCI.  

Posteriormente abordou-se a temática “O papel do cuidador – como agir?”, pela Dra. Liliana Gonçalves, Presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, seguindo-se o “Testemunho de um Cuidador”, por Elza Carvalho, Cuidadora Informal e Diretora Técnica do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês.  

Seguidamente, a “Resposta social de Apoio Domiciliário (SAD) e Centro de Dia” foram analisadas e comentadas pela Dra. Natália Leandro, Diretora Técnica do SAD da Fundação ADFP, e pela Dra. Cristina Cruz, Diretora Técnica do Centro de Dia da Fundação ADFP.  

O dia finalizou-se com uma “Sessão de Encerramento”, tendo participado a Dr.ª Marilene Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo; o Dr. Victor Hugo Ferreira Bernardo, Diretor dos ACES do Pinhal Interior; o Enf. Miguel Narigão, Elemento da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM); e o Eng.º Rui Ramos, Diretor-Executivo da Fundação ADFP, anfitriã do evento. 

O balanço do evento não poderia ter acabado de forma mais positiva, saudando a equipa técnica da Fundação ADFP responsável pela coordenação do evento, na pessoa da Dr.ª Dora Paiva, Enf.ª Marta Bagagem, Dr.ª. Nazaré Neves, Enf.ª Joana Cunha, e Enf.ª Cândida Henriques, que salientaram a necessidade de abordagem destas temáticas como indispensável e obrigatória, dado serem temáticas com as quais nos confrontamos diariamente e cada vez mais frequentemente na nossa sociedade, sendo por isso necessário uma intervenção participativa das entidades promotoras e prestadoras destes tipos de serviços e cuidados, bem como uma cooperação interinstitucional, e um diálogo aberto à sociedade, daí a importância de se realizarem estes encontros não só a nível regional, mas também a nível local. 

Comentários