Animação de loading

Fórum da Aliança das Civilizações, em 2024, terá lugar em Portugal

A Fundação ADFP vem publicamente alertar a CIM de Coimbra para acolher a realização do Fórum em 2024.

12 July 2023 | Social, Educação e Formação, Eventos, Fundação ADFP

Tal como afirmou o Senhor Presidente da República, a propósito das comemorações do Dia de Portugal, urge descentralizar grandes eventos e realizações comemorativas.  

Coimbra, com a sua História na Fundação de Portugal, Universidade que esteve na primeira globalização mundial, Património Mundial da Unesco, deve ser o local escolhido para acolher o décimo Fórum da Aliança das Civilizações.  

Próximo da cidade, em Miranda do Corvo, existe o Templo Ecuménico Universalista que corresponde aos princípios que justificam os Fóruns da Aliança das Civilizações e que pode ser bandeira da CIM, contribuindo para justificar a realização da reunião de 2024 na Região de Coimbra.  

Principalmente nos concelhos mais próximos do Templo Ecuménico, Condeixa, Coimbra, Lousã, Miranda e Penela, deve haver por parte das autarquias, uma mobilização para exigir ao Governo que o Fórum Internacional das Civilizações, da ONU, aconteça na CIM Coimbra. 

O Parque Biológico da Serra da Lousã com o Templo Ecuménico Universalista, foi referenciado pela Comissão Nacional da UNESCO, em 2014, como candidato ao prémio Madanjeet Singh para a promoção da tolerância e da não violência.  

A Fundação ADFP dinamiza o Clube UNESCO Trivium dedicado a Igualdade, Liberdade e Fraternidade, com base nos valores representados no Parque Biológico da Serra da Lousã, no Ecomuseu Espaço da Mente e no Templo Ecuménico Universalista. 

 O anúncio que Portugal vai acolher a próxima reunião do Fórum da Aliança das Civilizações, em 2024, foi feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, quando participava na última edição do Fórum, 9.º Fórum da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), que decorreu na cidade marroquina de Fez. 

A CIM Coimbra pode ser o local do décimo Fórum. Cabe-nos a todos sensibilizar o Presidente da República, Primeiro Ministro e o Governo, a Organização Internacional e a ONU para escolherem Coimbra.  

A Fundação, fiel ao seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento, decidiu alertar todos os poderes locais, regionais e nacionais para a escolha de Coimbra como CIM anfitriã.  

Consideramos que nestes poderes se insere a comunicação social local e regional, e também a nacional, correspondendo a esta vontade de acolhimento do décimo Fórum.  

Comentários