Animação de loading

Flashmob intergeracional

Dia 6 de Abril, Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

Esta quarta-feira, a Fundação ADFP associou-se a uma ação mundial de promoção do desenvolvimento e da Paz através do desporto.


Nos jardins da sede da Instituição, os utentes das várias valências unem-se numa mega ação desportiva liderada pelo professor de Educação Física, Franciso Silva, e que juntará no mesmo recinto crianças, idosos e os demais utentes com necessidades especiais através do exercício físico.


A Fundação ADFP desenvolve atividades desportivas como um meio de promover o bem-estar físico e psíquico, mas também o convívio, entre os utentes, e na comunidade. Organiza atividades diárias dirigidas à especificidade dos utentes e sob a coordenação de um professor de educação física; por outro lado, está dotada de serviços abertos à comunidade, como a Clínica de Fisioterapia e Reabilitação com Ginásio, e secções autónomas, como é o caso do Centro Hípico com as aulas de equitação ou hipoterapia.


Recentemente a Organização viu o Centro Infantil ser integrado na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, e em 2015, criado em conjunto com a Comissão Nacional, o Clube UNESCO Trivium, aplicado às atividades do Parque Biológico da Serra da Lousã, Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista, dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade.


O Centro Infantil constitui uma resposta pedagógica e social, com creche e pré-primária em Miranda do Corvo e no Senhor da Serra. Atualmente existem crianças de várias nacionalidades, pelo que o projeto adotado “Mira.e.Anda, vai à descoberta do Mundo”, apela ao diálogo intercultural, à solidariedade e inclusão, através de atividades de valorização individual e integração em comunidade.


A Fundação ADFP acolheu recentemente um projeto piloto, que permitiu a descentralização no apoio aos refugiados, e tem vindo a dinamizar várias acções visando a promoção de valores civilizacionais com especial incidência na tolerância e respeito pelos diferentes. A construção de um Templo Ecuménico Universalista constitui a demonstração desta atitude da ADFP na promoção de uma sociedade mais humanista assente nos valores que transformaram a Europa num melhor local para se viver.

Comentários