Animação de loading

Dia Mundial da Saúde Mental comemorado durante uma semana especial na Fundação ADFP

As comemorações do “Dia da Saúde Mental” abrangeram diversas temáticas

15 October 2024 | Social, Eventos, Fundação ADFP

Uma data que representa mais uma oportunidade para chamar a atenção da necessidade e importância de considerar a Saúde Mental uma prioridade global. A Saúde Mental é a área mais negligenciada pelo SNS, um aspeto muitas vezes descurado e negligenciado do nosso bem-estar.
De modo a comemorar o Dia da Saúde Mental de forma mais alargada, durante a passada semana, os utentes das várias respostas sociais de Doença e Deficiência Mental tiveram uma semana recheada de atividades e dinâmicas preparadas pela Equipa desta Área da Fundação ADFP.

Na 2ª feira dia 7, foi o “Dia da Criatividade Artística”, tendo-se realizado a Pintura conjunta de uma Mandala coletiva entre utentes, trabalhadores, e amigos, no hall da Fundação, aproveitando também para enaltecer os benefícios da pintura de uma mandala para o bem-estar mental e emocional. No mesmo dia, deu-se início à exposição "EMOCION’ARTE", em que os melhores trabalhos artísticos elaborados por utentes, sejam eles de escultura, pintura, e outros, foram colocados em exposição no Museu do Mel, onde estarão até dia 21 de outubro.

Já na 3ª feira, dia 8 e Dia da Atividade Física, realizou-se a 1ª edição do “DIVERSIDADE CUP”, um torneio de futsal misto onde participaram várias equipas da instituição e uma equipa convidada: os colegas e amigos do Solar das Chãs. O torneio realizou-se na sempre parceira da ADFP, a Casa do Povo de Miranda do Corvo, e contou com o apadrinhamento do ex-jogador profissional e internacional mirandense, e atual treinador de futebol, Fausto Lourenço. O torneio contou também com a colaboração dos jovens participantes no Projeto Erasmus MYSTIC, no qual está inserida a Fundação ADFP.

Na 4ª feira, dia 9 de outubro, foi o Dia da Comunidade. Foi realizada uma “OPERAÇÃO DE CHARME”, em que diversos utentes visitaram as entidades públicas e serviços da vila de Miranda do Corvo, no sentido de sensibilizar e assinalar toda a gente para a importância do Dia da Saúde Mental. Da parte da tarde, foi a vez da visita das alunas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde do AEMC, que vieram visitar a instituição, tendo-lhes sido apresentada uma mostra de diversos produtos ADFP, realizou-se um quizz sobre a instituição, e ainda uma dinâmica de grupo e momento de partilha entre alunas e utentes.

5ª feira, dia 10 de outubro e Dia Mundial da Saúde Mental, foi o Dia da Diversão e houve “FESTÃO” com mais de 200 utentes no Salão de Festas da ADFP, com o colega Luís Batista, mais conhecido por DJ Açor, que animou toda a gente numa tarde recheada de diversão e muita música! A tarde terminou com um saborosíssimo lanche.

A semana de atividades terminou na 6ª Feira dia 11, com um Peddy Paper que levou os diversos grupos de utentes das diversas valências da área de saúde mental à descoberta de curiosidades na Fundação ADFP, e com o jogo “MENTES ATIVAS”, uma atividade adaptada de diversos jogos de tabuleiro, com um tabuleiro gigante, onde os peões eram os próprios utentes.

A Fundação ADFP apoia pessoas portadoras de deficiência e/ou doença mental desde 1987, em valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral. A instituição não só criou serviços para responder às necessidades das famílias e pessoas com doença mental, como também as inclui sempre que possível no seu quadro de pessoal.

O lema da IPSS mirandense é “Investimos com bondade em Pessoas”, na lógica de integração dos diferentes grupos sociais, no convívio intergerações e na igualdade de género, sendo a mais eclética e inclusiva organização nacional, filantrópica, e promotora da liberdade.

Comentários