Animação de loading

Dia Internacional dos Museus

No Espaço da Mente

No próximo dia 18 de maio (segunda-feira), Dia Internacional dos Museus, o Espaço (da) Mente recebe duas atividades organizadas pelo projeto Mentes Brilhantes:


Pôr a Matemática em prática

A partir das 14h00 vai pôr-se em prática noções básicas de matemática, utilizando várias peças da coleção do Espaço (da) Mente. Através de vasilhames aferidores de azeite ou vinho e medidores de cereais, por exemplo, os mais novos vão aprender as medidas de capacidade. Com o relógio, vão medir o tempo, nas balanças vão determinar o peso dos corpos e no lagar de prensa de vara vão testar a desmultiplicação de forças.

Destas aulas vão participar as salas dos 5 anos do Centro Infantil de Miranda do Corvo, mas estão também abertas a quem quiser participar.


Champimóvel no Parque Biológico da Serra da Lousã

No mesmo dia, chega ao Parque Biológico da Serra da Lousã: o Champimóvel, um projeto de divulgação e promoção da ciência.

O Champimóvel vai estar instalado, junto ao Espaço (da) Mente, onde será possível fazer uma viagem pelo corpo humano.

Criado pela Fundação Champalimaud, o Champimóvel alia a parte lúdica do simulador, do vídeo 3D e do jogo à aprendizagem de conceitos complexos transmitidos de forma simplificada.




Sobre o Espaço (da) Mente:

Aberto ao público em 2015, o Espaço (da) Mente é um espaço museológico e etnográfico ​que integra o Ecomuseu de Miranda do Corvo, instalado no Parque Biológico da Serra da Lousã​. Além de um planetário para observação da imensidade do universo​,​ ​d​o espólio fazem parte um conjunto de peças que ilustram um conjunto de narrativas que vão desde o aparecimento da vida até à morte da pessoa, mostrando a evolução do homem desde o habilis ao sapiens.

O Ecomuseu, enquanto projeto da Fundação ADFP funciona também como resposta social, dando emprego a pessoas com deficiência e doença mental.




Sobre o projeto Mentes Brilhantes:

O Projeto Mentes Brilhantes da Fundação ADFP é composto por uma equipa pedagógica que atua com crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo no sentido de valorizar e estimular o desenvolvimento de competências. Através de atividades laboratoriais e pragmáticas pretende-se incentivar a aprendizagem em áreas com baixo índice de sucesso, como a Matemática.

O projeto Mentes Brilhantes tem também como objetivo descobrir talentos nas crianças das escolas do concelho de Miranda do Corvo.

Este projeto foi um dos vencedores da iniciativa "Todos queremos um Bairro Melhor" promovido pela EDP e Revista Visão.




Sobre o Dia Internacional dos Museus:

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, assinala-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas atividades.

“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema proposto para 2015 que visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.

Comentários