Animação de loading

Crianças da Fundação ADFP Aprendem a Apanhar Azeitona

No Parque Biológico da Serra da Lousã

Dar a Conhecer o ciclo do azeite foi o objectivo do Parque Biológico no convite que fez às crianças do Lar de Infância e Juventude da Fundação ADFP, numa "aula prática" de recriação da apanha da azeitona.

Participaram nesta atividade cerca de vinte crianças e jovens, munidos de varas, cestos e mantas acompanhadas pelos entendidos na matéria.

Muito para além da aprendizagem esta atividade foi um momento de confraternização e diversão para as crianças.

Este Lar de Infância e Juventude , com o nome Fraternidade, recebe crianças em regime de internato dos 3 meses aos 18 anos, por encaminhamento da Segurança Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Tribunal e Direção Regional de Reinserção Social. O lar está instalado num edifício independente e divido em 6 apartamentos, com capacidade e acordo de cooperação da Segurança Social para 27 crianças. Num prazo de 12 meses esta Residência Fraternidade ocupara um segundo prédio anexo, com mais 6 apartamentos. A Fundação ADFP iniciou a construção de uma nova área residencial que irá viabilizar esta alteração, que garantirá melhores condições ás crenças. É objectivo prioritário da valência e das suas equipas assegurar condições favoráveis ao desenvolvimento harmonioso e global da criança.

As crianças têm uma rotina diária o mais próxima possível a um meio familiar (refeições, higiene pessoal, TV, limpeza, apoio escolar, comemoração dos aniversários, treino de aptidões sociais com idas aos Correios, Centro de Saúde, Supermercado, Segurança Social, Câmara Municipal…), com acompanhamento das monitores e voluntários e supervisão da Equipa Técnica.

O Parque Biológico da Serra da Lousã é um negócio de turismo social e ambiental que dá emprego e ocupação a deficientes, doentes mentais e desempregados de longa duração, numa lógica de integração social e que já foi visitado por cerca de 85 mil pessoas.

Comentários