Animação de loading

Cerimónia evocativa do Dia Mundial da Paz e do 6º aniversário do Templo Ecuménico Universalista

13 Setembro 2022 | Social, Cultura, Turismo, Visitas, Eventos, Fundação ADFP

Decorreu dia 11 de setembro, pelas 10h30, em Miranda do Corvo, no Templo Ecuménico Universalista, a cerimónia evocativa do Dia Mundial da Paz e do 6º aniversário do Templo Ecuménico.

Esteve presente o Dr. Luís Andrade, Presidente do Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) entidade parceira da Fundação ADFP na divulgação dos valores da tolerância e respeito pela diferença, promovendo o diálogo inter-religiões.  

O evento promovido por estas duas entidades (ADFP) e (OIDH), visou assinalar o Dia Internacional da Paz e o aniversário do Templo Universalista.  

 O Templo Ecuménico foi inaugurado em 11 de setembro de 2016, recordando os atentados em Nova Iorque, homenageando todas as pessoas vítimas do fundamentalismo religioso ao longo dos séculos, fomentando a liberdade de crer e de não crer. 

Numa altura em que o Mundo é confrontado com a invasão da Ucrânia pela Federação Russa, impõe-se a reflexão sobre a necessidade de todos contribuirmos para um pensamento de promoção da Paz, condenando todos os agressores, independentemente das motivações económicas, nacionalistas ou religiosas. 

Jaime Ramos assinalou que a defesa da paz exige uma postura humanista de condenação dos agressores e de apoio às vítimas.  

“Seja uma mulher vítima de violência doméstica ou assédio sexual , humoristas assassinados por fundamentalistas , escritores ameaçados e violentados por radicais ortodoxos , povos e nações invadidos por imperialistas, os humanistas condenarão sempre os agressores e os criminosos e defenderão sempre as vítimas” declarou Jaime Ramos que acrescentou  “a Fundação ,sendo uma organização laica de cultura cristã,  defenderá sempre os direitos humanos,  com particular atenção ás pessoas vulneráveis , crianças , idosos , deficientes e doentes mentais , condenando os abusadores” .  

Luís Andrade declarou “Este evento está no seguimento de um cordão de solidariedade pela Paz mundial a cargo do Observatório Internacional de Direitos Humanos. 

Chefes de Estado dos cinco continentes do mundo integraram o referido cordão pela Paz em 2021. 

Hoje além deste Observatório assinalar o Dia Internacional da Paz, homenageia ainda todas as vítimas dos atentados de 11 de Setembro das Torres gémeas de Nova Iorque.”  

Por vídeo estiveram presentes a Congregação Politeísta de Portugal e Pai Jomar -Candomblé.  

Na ocasião cantaram-se os parabéns e foi degustado um bolo alusivo ao 6. • aniversário do Templo.   

O Templo, com o ecomuseu Espaço da Mente, reflete sobre a criação da humanidade pelo Homo Sapiens, inventor da espiritualidade, da fraternidade e da busca da verdade.  

Tendo a forma de pirâmide para homenagear o Antigo Egito integra um Observatório das Religiões, que disponibiliza ao visitante factos, dados cronológicos e informação, sobre a história e evolução das 15 visões religiosas mais significativas. Possui uma área dedicada à intolerância e aos conflitos baseados na diferença religiosa, e apela sobretudo à tolerância religiosa e à desconstrução de preconceitos. 

É de salientar que o projeto Parque Biológico da Serra da Lousã, Ecomuseu Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO MADANJEE SINNGH, para a promoção da tolerância e não-violência. 

Comentários