Animação de loading

Alunos da Fundação ADFP obtêm 2º lugar nacional

Gripe às tirinhas: a banda desenhada explica Influencia

Dois alunos da Fundação ADFP obtiveram o 2º lugar nacional no concurso escolar promovido pelo  Gripenet no ano-lectivo 2011/12, ‘Gripe às tirinhas’, onde os concorrentes eram convidados a produzir ‘tiras’ de bandas-desenhadas alusivas à gripe. O concurso foi destinado aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo os premiados Cláudio Martins Fernandes e Laura Ramalho Santos, do 7º ano.

Os objectivos do ‘Gripe às tirinhas’ eram os de criar uma peça de comunicação e educação para a saúde, alicerçada na imagem mas baseada em pressupostos/conhecimentos científicos atuais sobre a gripe.

Além disso, estimular a pesquisa sobre uma doença com forte impacto social, nomeadamente no absentismo escolar; convidar a uma reflexão sobre os princípios básicos da epidemiologia; estimular a sensibilidade estética e o aperfeiçoamento da comunicação visual e desenvolver e valorizar competências técnicas nos domínios da expressão plástica e da criatividade no âmbito da criação de Banda-desenhada (arte sequencial). Os prémios foram amavelmente oferecidos pelo jornal Públicoe pela empresa de comunicação de ciências Take The Wind. O júri foi constituído por: Hugo Almeida (biólogo molecular e autor de BB), Fernando Correia (biólogo e ilustrador científico) e por Ana Franco (epidemiologista e consultora Gripenet).

Comentários