No Parque Biológico da Serra da Lousã
06 March 2017
Phillyrea latifólia é o nome científico deste arbusto de folha perene, por vezes tido como uma árvore, de crescimento lento e cuja altura pode atingir até 8 metros de copa arredondada.
Distribui-se pelas orlas costeiras das regiões do Mediterrâneo, podendo crescer em diversos tipos de solo desde terrenos arenosos a argilosos e em zonas ensolaradas ou sombrias.
Floresce entre abril e junho, exibindo as suas pequenas flores perfumadas, de cor quase branca que se dispõem geralmente em cachos. Os frutos formam-se entre setembro e outubro, apresentando uma forma de drupa ovoide, de cor preto-azulado.
Além do seu interesse com espécie típica da nossa flora, a sua madeira apresenta várias utilizações dada a sua boa qualidade e cor clara. Também para a saúde apresenta características interessantes, sendo utilizada como diurético.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: