Animação de loading

48 crianças do coro da Instituição Sainte Philomène em Miranda do Corvo

Intercâmbio cultural da Fundação ADFP com colégio francês de Haguenau

A convite da Fundação ADFP, 48 crianças francesas do coro do colégio Sainte Philomène de Haguenau, cidade 30 kms a sul de Estrasburgo, chegaram a Miranda do Corvo dia 24 de Abril, para uma série de atuações, no âmbito de um intercâmbio cultural com a Universidade Sénior.

 

O intercâmbio teve início em Abril de 2012, quando o coro da Universidade Sénior da Fundação ADFP acuou a convite do Conselho Europeu, sediado em Estrasburgo.

 

As crianças francesas de Huguenau, polo urbano com 36 mil habitantes, no norte da Alsácia, vão ficar alojadas na Casa do Reis, em Vila Nova, cortesia da Câmara Municipal. O coro fará uma primeira atuação na Praça José Falcão, durante as comemorações do Dia da Liberdade, a 25 de Abril.

 

Dia 26, as crianças da  Maîtrise de Sainte Philomène (coro), criada em 2007 e desde então dirigida pelo Maestro Nicolas Wittner, farão um passeio lúdico e  turístico à Figueira da Foz, momento de relaxamento num programa intenso.

 

De Miranda do Corvo partem para Coimbra, onde atuarão no Maio Coral do Inatel, dia 27 no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e no dia 28, estarão em Lisboa para um concerto no Mosteiro dos Jerónimos. Dias 29 e 30, de regresso a Miranda do Corvo, atuarão na Escola C+S José Falcão e no Centro Educativo. Dia 30 visitarão Fátima e no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, darão um espetáculo para todos os utentes da Fundação ADFP no Salão de Festas do Centro Social Comunitário.

 

A Maîtrise Sainte Philomène tem como objectivo ajudar as crianças a crescerem e a desenvolverem-se através da prática do canto coral e à imagem das escolas francesas de referência, os seus jovens coristas recebem uma formação musical completa. Sete horas semanais de ensino musical servem para aprendizagem da técnica vocal e instrumental e a prática dos repertórios sagrados e profanos. Regularmente chamado a participar em concertos, este coro já realizou cerca de 30, desde a sua criação, em França e no estrangeiro.

Comentários