Animação de loading

VII Olimpíadas Seniores da CEDIARA

Idosos da Fundação ADFP participaram nas provas

13 Maio 2019 | Social, Idosos, Desporto

30 idosos residentes nos lares da Fundação ADFP participaram na VII edição das Olimpíadas Seniores, promovida pela CEDIARA, Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha.

Registaram-se mais de mil participações, provenientes de mais de uma centena de instituições de todo o país.

As Olimpíadas Seniores consistem em seis jogos baseados em modalidades olímpicas e adaptados à condição desta faixa etária, como é o caso do boccia, bowling, curling adaptado, arcos nos pinos, percurso de obstáculos e bola ao cesto.

Tendo como objetivo maior o convívio e a diversão generalizadas, a participação das pessoas idosas neste tipo de iniciativas pretende estimular, entre outros, a mobilidade, o exercício físico e as capacidades cognitivas.

Pelo terceiro ano consecutivo, os utentes das Residências Sabedoria, Gratidão, Cristo Redentor, Centro Social de Lamas e Apoio Domiciliário, competiram afincadamente e saudavelmente com “adversários” de outras instituições de várias regiões do país.

A mobilização e preparação dos idosos mais uma vez esteve a cargo das animadores e do professor de Educação Física da Fundação ADFP, Francisco Silva, que referiu que “está bem presente na consciência dos técnicos da Fundação, o dever de promover o envelhecimento ativo, estimulando os seus utentes nas mais variadas atividades e utilizando as estratégias das quais eles retirem mais satisfação na prática das mesmas."

No caso da Educação Física, todos os lares usufruem de duas sessões semanais com professor, acesso a tratamentos de fisioterapia e atividades de animação diariamente promovidas pelas animadoras de cada residência.

Este tipo de ações, além da promoção da qualidade de vida, potenciam de forma única momentos de convívio e de partilha.