Animação de loading

VII Ciclo de Conferências sobre envelhecimento da Fundação ADFP

Especialistas vão falar sobre Demência e Cuidados Paliativos

O auditório do Hotel Parque Serra da Lousã será o palco do VII Ciclo de Conferências sobre envelhecimento, da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, sobre o tema “Demência e Cuidados Paliativos”, dia 18 de Outubro.

Especialistas de topo nesta área da saúde vão intervir a partir das 9h30, sobre “Neurobiologia das Demências” (Diana Duro, psicóloga), “Avaliação geriátrica multidimensional” (João Apóstolo, professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), a anteceder a Sessão de Honra, que terá lugar pelas 10h10, com o presidente da Fundação ADFP, Jaime Ramos, Ana Gouveia vice-presidente da Câmara Municipal, um representante do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e Marília Dourado, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Depois do intervalo para café, terá início a 1ª Mesa, “Intervenção na demência”. A terapeuta ocupacional na Humanamente, Patrícia Paquete abordará “Intervir na demência”, enquanto Susana Henriques, diretora Técnica e Diretora de Serviços da Cediara abordará “Programas de estimulação cognitiva no transtorno neuro-cognitivo”, seguindo-se a professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Isabel Gil, que abordará “Programas de reminiscência para intervenção em pessoas com compromisso cognitivo”, estando prevista para as 11h55, com nova intervenção de João Apóstolo como comentador.

Depois do almoço, a 1ª Mesa terminará com a advogada Maria do Rosário Zincke, da Alzheimer Portugal, que versará “Os direitos das pessoas com demência”.

A Mesa 2, com início às 14h30, será sobre Cuidados Paliativos: Marília Dourado, professora da FMUC falará do “Controlo de sintomas em Cuidados Paliativos”; a enfermeira Liliana Henriques, da UCCLM Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, abordará O “Método de Cuidado Humanitude: um contributo para a transformação dos cuidados em saúde”.

Florbela Gonçalves, médica no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, E.P.E. de Coimbra, versará sobre “Urgência e Emergência pré-hospitalar”; Manuel Luís Capelas, professor da Universidade Católica de Lisboa falará pelas 16h10 em “Cuidados paliativos numa sociedade envelhecida – uma emergência de Saúde Pública” e finalmente, pelas 16h30, Manuel Teixeira Veríssimo, médico do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra será o comentador desta mesa.

A sessão de encerramento está prevista para as 17h00 com intervenção de Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, de Avelino Pedroso, da Administração Regional de Saúde do Centro e Ricardo Pocinho, presidente da ANGES (Associação Nacional de Gerontologia Social).