Animação de loading

Vice-Presidente do grupo parlamentar do PSD para as áreas sociais

Visitou a “magnífica” Fundação ADFP e o novo Hospital Compaixão  

15 Abril 2019 | Saúde, Visitas, Fundação ADFP

O Dr. Adão Silva, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, porta-voz para as áreas sociais, acompanhado pela também deputada social-democrata Fátima Ramos, visitou a Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, que considerou “magnífica”.

Conhecedor do trabalho da IPSS, que considera uma das melhores do país, afirmou que a concretização desta visita era um seu desejo antigo.

Durante as visitas às valências da Sede, teve como cicerone o Dr. Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração, acompanhados pelo vice-presidente, Quirino S. Miguel e pelo Diretor Executivo, Eng.º Rui Ramos.

Sobre a Sede, Adão Silva achou que “os dirigentes da instituição têm muita coragem e são pessoas muito generosas”, e que as valências “são muito diversificadas e com equipamento adequado às diversas circunstâncias”.

A seguir à visita à Sede, Jaime Ramos mostrou a Adão Silva o novo Hospital Compaixão, já com equipamento instalado (TAC, Rx, mamografia, blocos cirúrgicos...) e praticamente mobilado.

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD para as áreas sociais referiu que “a construção e os equipamentos estão muito adequados e vai seguramente prestar um serviço de grande qualidade para a população desta área”. Adão e Silva considerou que o estado deverá assinar acordos de cooperação para cuidados paliativos e de convalescença. O Deputado expressou críticas pelo Governo não avançar com a criação de unidades de cuidados paliativos, que deveria aproveitar as disponibilidades das instituições sem fins lucrativos, como é o caso da Fundação ADFP. Adão e Silva defendeu a necessidade de o estado através do SNS reforçar a cooperação com as Misericórdias e Fundações para reduzir a lista de espera nas consultas e cirurgias, melhorando a acessibilidade das pessoas aos cuidados de saúde, especialmente fora das grandes cidades.

Ainda antes de conhecer o Eco-Museu “Espaço da Mente”, com que finalizou a visita, no Parque Biológico, Adão Silva concluiu a sua observação dizendo que “as comunidades que têm instituições como esta devem sentir-se privilegiadas e tenho a certeza que os laços que unem a instituição á comunidade e às autarquias têm de ser fortes, confiáveis e de promoção das coletividades”.

No Espaço da Mente o Deputado escreveu como está referido neste ecomuseu “tudo é de facto simples, mas muito sensibilizante“.