Animação de loading

Vaca raça Minhota

Espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã 

A vaca de raça Minhota, é eleita a espécie do mês no Parque Biológico da Serra da Lousã! Da espécie Bos taurus, esta raça distribui-se por 36 concelhos pertencentes aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real. A sua história inicia-se como raça “Minhota ou Galega”, sendo que nos primórdios dos registos Zootécnicos foi adotada a designação raça Galega, tendo-se mantido até 2002. Posteriormente, foi necessária a distinção entre esta raça e a raça Rubia Gallega, obrigando a adoção oficial do nome raça Minhota.

Esta raça caracteriza-se por ser dócil e fácil de lidar, apresentando uma corpulência mediana com pelagem castanha amarelada. Os machos podem pesar cerca de 950 kg enquanto as fêmeas rondam os 600 kg.

Apresentam cornos curtos no topo da cabeça, com forma primeiro horizontal e depois virados para a frente e para cima.

Em tempos, esta raça desempenhou um papel fundamental na economia familiar, nas zonas de minifúndio, tratando-se da única raça portuguesa com tripla aptidão através da produção de leite, carne e utilização como força motriz para os trabalhos agrícolas.

No Parque Biológico nasceu recentemente um exemplar feminino desta raça, através de inseminação artificial, contribuindo assim para a manutenção da raça.