Animação de loading

Utentes visitam o primeiro Museu do Circo: o Momo

Residência Cristo Redentor foram até à antiga escola primária de Foz de Arouce

22 Julho 2019 | Social, Idosos

Aproveitando uma fresca manhã de verão, alguns utentes da Residência Cristo Redentor foram até à antiga escola primária de Foz de Arouce para conhecer o projeto da Companhia Marimbondo. Guiados pelos simpatiquíssimos Detlef  Schaff e Eva Cabra, foi-nos possível conhecer um local de preservação da memória, porém com um olhar iminentemente focado no presente e futuro. Um espaço não só de visita, mas essencialmente de vivências. Um projeto vivo e dinamizador capaz de promover a disseminação das artes dilatando assim o acesso às diversas práticas culturais e fomentando a expansão de projetos educativos e de educação pela arte. 

Tendo em conta a nossa realidade social, hoje defende-se a participação e a vida ativa da terceira idade, devendo-se inserir os idosos nos eventos locais, de forma a marcar o seu papel na sociedade. Deve-se, assim, facilitar o acesso desta nova terceira idade a todo o tipo de atividades, não só pelo lazer, mas essencialmente porque este é o caminho para a mudança de conceção do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento. Para além do que já foi referido, é sempre benéfico que os idosos mantenham o conhecimento sobre os espaços e costumes que lhes eram familiares, convivam e troquem experiências e também conheçam novos espaços e pessoas. 

A Residência Cristo Redentor, situada no Senhor da Serra, iniciou as suas funções no dia 1 de outubro de 2011 e tem capacidade para 55 utentes (11 vagas não comparticipadas e 44 vagas comparticipadas, 9 destas cativas pela Segurança Social). Trata-se de um equipamento destinado a alojamento coletivo para pessoas, com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de perda de independência e/ou autonomia que, por opção própria ou por inexistência de retaguarda social, pretendem a integração em estrutura residencial geriátrica, podendo aceder a serviços de apoio biopsicossocial, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento saudável, ativo e plenamente integrado.

Tags
Comentários