Animação de loading

Torneio Religião e Liberdade

Numa semana com o Dia Mundial da Religião e o Dia Mundial da Liberdade a Fundação ARFP promove competição desportiva entre equipas com atletas especiais 

21 Janeiro 2019 | Social, Eventos, Fundação ADFP

Na próxima segunda-feira, Dia Mundial da Religião, arranca o Torneio Religião e Liberdade, uma competição desportiva que reunirá cidadãos de diferentes crenças e culturas e pessoas com deficiência ou doença mental e jovens em risco social.

O torneio, organizado pelo Ginásio InForma/Health Club e Clube UNESCO TRIVIUM, contará com a participação de 40 pessoas de várias valências da Fundação ADFP, entre as quais o Centro de Acolhimento para Refugiados - Residência Paz, Residência Coragem e Respeito, Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência, a unidade de saúde mental - Residência Esperança e os jovens do Lar de Infância e Juventude – Residência Fraternidade.

Equipas diversas, em que valores de união e companheirismo ultrapassam as diferenças, gerando espírito de igualdade e respeito pelo outro independentemente das suas peculiaridades.

O desporto é, por excelência, um veículo que rompe barreiras, promove os valores de entreajuda e cooperação, criando espírito de equipa, numa luta saudável por um objetivo na qual a vitória resulta do esforço comum.

É reconhecido o trabalho que a ADFP faz na promoção dos valores humanos, com uma filosofia de funcionamento que apela à tolerância e respeito pelos diferentes.

Com a Comissão Nacional da UNESCO criou o Clube UNESCO Trivium. O Trivium é um conceito filosófico em que o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente exigindo a liberdade de pensar e o Templo Ecuménico que apela á fraternidade.

 

Recentemente o Observatório Internacional para os Direitos Humanos considerou que a Fundação ADFP reunia condições para ser considerada um Centro Internacional de Acolhimento.A construção do Templo Ecuménico Universalista, único no Mundo, pretende chamar à atenção para a tolerância e respeito pela diferença, seja ela religiosa, cultura, género, limitação, idade,…. É um Monumento de homenagem às vítimas dos fundamentalismos, promotor da tolerância religiosa mas também da liberdade de crer e não crer. 

Um edifício com uma forma piramidal e uma envolvente repleta de símbolos e representações das várias religiões. Integra um Observatório das Religiões, um espaço interpretativo e multimédia, das várias religiões existentes no mundo, com especial enfoque nas 15 mais representativas, onde se inclui o Ateísmo.

A iniciativa visa, também, estimular a mobilidade e o exercício físico, chamando, também, à atenção para a utilização das valências desportivas da organização – Ginásio, Escola de Futsal Viveiro, Secção de Kickboxing e Centro Hípico.

Recente a Fundação ADFP assinou protocolo com a ANDDI - Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual com vista à organização e participação em iniciativas desportivas no âmbito desporto adaptado.

A final será disputada na quarta-feira, 23 de janeiro, Dia Mundial da Liberdade, em que a equipa vencedora será galardoada com um troféu.

Tags
Comentários