Animação de loading

Projeto da Fundação ADFP leva cultura científica às crianças do Agrupamento

Mentes Brilhantes visa combater o abandono escolar, promover o sucesso educativo e descobrir talentos nas crianças da escola pública

10 Dezembro 2019 | Educação e Formação

O Projeto “Mentes Brilhantes” iniciou, no decorrer da segunda semana de novembro, a utilização de um inovador laboratório móvel. A estrutura é equipada com uma vasta gama de materiais técnicos e científicos e irá permitir aos alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo o contacto com um ambiente laboratorial semelhante ao que irão encontrar futuramente no ensino secundário e/ou superior.

Com a entrada em funcionamento do Laboratório Móvel, os alunos do Concelho terão acesso a algo inovador com as sessões a passarem a decorrer dentro do espaço laboratorial em vez das “normais” salas de aula, na maioria das vezes desadequadas e sem equipamentos. A estrutura está dotada de materiais e tecnologias que permitirão introduzir a cultura científica a centenas de crianças de todos os pontos do concelho de Miranda do Corvo.

Em nota dirigida à imprensa, a equipa coordenadora do Projeto realça a “importância de levar a Ciência aos mais pequenos, desmistificando este mundo que muitas vezes lhes causa estranheza e confusão. O equipamento agora na estrada irá dar um novo ânimo ao projeto e reduzir as barreiras do ponto de vista logístico com que, até então, nos deparávamos numa base diária”. O trabalho desenvolvido desde 2014 tem permitido estabelecer relações saudáveis entre os mais pequenos e a ciência, abrindo caminho para performances escolares superiores em várias disciplinas. 

Criado em 2014 com o intuito de detetar talentos, e promover o sucesso educativo, a cultura científica e a aprendizagem de conceitos em áreas delimitadas do conhecimento no ensino básico, o Projeto “Mentes Brilhantes” está atualmente presente em todas as Escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Miranda do Corvo. Numa lógica de potenciação de competências, o Projeto é levado até aos pontos de ensino onde são realizadas sessões experimentais com base nas ciências. Os temas abordados vão desde a Físico-química até à Biologia e Geologia sendo que durante o período letivo há um esforço de articulação com os professores em relação às matérias lecionadas. Para além do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, o “Mentes Brilhantes” realiza, durante as pausas letivas, atividades de multi-estimulação em várias áreas do saber-fazer e, no decorrer das férias de verão, organiza Acampamentos de Verão no Parque Biológico da Serra da Lousã.

A Fundação ADFP desenvolve o projeto em parceria com o Município de Miranda do Corvo, o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais e a Caixa de Crédito Agrícola. Este último potencia e premeia os talentos dos alunos através da atribuição de um prémio monetário às 10 “Mentes Brilhantes” de cada ano. Todos os parceiros envolvidos contribuíram positivamente para a aprovação da candidatura ao POCH 2020, com uma comparticipação de 70% de fundos europeus através do programa Portugal Inovação Social, onde se insere este laboratório móvel.