Animação de loading

Parceria Museu PO.RO.S e Trivium

Museu PO.ROS- Portugal Romano em Sicó e Trivium da Fundação ADFP iniciaram parceria para a promoção turística conjunta

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó (Condeixa-a-Nova) e o TRIVIUM (Parque Biológico da Serra da Lousã, Templo Ecuménico Universalista e Espaço da Mente), em Miranda do Corvo, iniciaram uma parceria tendo em vista a promoção turística conjunta.

O acordo foi celebrado a dia 19 de outubro passado, entre a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), entidades que tutelam aqueles equipamentos, contribuindo assim para a promoção do PO.RO.S e dos três espaços turísticos que constituem o TRIVIUM, por forma à operacionalização em rede e ao desenvolvimento turístico local e regional. De acordo com protocolo de parceria, além da instalação de painéis publicitários estão previstas “promoções, programas e descontos, promovendo a venda de bilhetes de ingresso conjuntos”.

A delegação do Museu PO.ROS foi inicialmente formada pela coordenadora Ana Valadas e a arqueóloga Carla Manaia, guia do museu, com Nancy Rodrigues do Gabinete de Imagens e Parcerias como cicerone, tendo a primeira expresso a sua opinião após visita à Sede da Fundação:

 “Gostei imenso de visitar a Sede da Fundação, acho que vocês fazem um trabalho excecional mas que ainda é desconhecido da maior parte dos concelhos à volta, de realçar também o trabalho que fazem com pessoas com deficiências e também com o acolhimento de refugiados”, afirmou Ana Valadas.

“É bom ver que há em Miranda do Corvo, quem pense de uma forma transversal e que perceba as necessidades das pessoas”, acrescentou.

Após visita ao Ecomuseu Espaço da Mente, já com a presença de Rui Ramos, Diretor Executivo da Fundação, ambas deixaram no livro de honra as suas impressões.

Carla Manaia escreveu que “Todo o espaço é sublime, sinto-me privilegiada pelo fantástico acolhimento, obrigada”. Já Ana Valadas referiu que “no Espaço da Mente conseguimos de facto viajar no tempo e no espaço através da Humanidade. Muito obrigada pelo convite e o penhorado agradecimento ao mentor de toda esta obra fantástica”.

De seguida, juntaram-se às delegações, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, e o vereador Lázaro Ferreira, que visitaram o Templo Ecuménico Universalista.

“Sítio de tranquilidade e paz, que proporciona momentos de reflexão e partilha”, escreveu Nuno Moita no livro de honra, enquanto o vereador Lázaro Ferreira dava “os parabéns pela forma harmoniosa como este templo está construído, pois transmite uma enorme paz de espírito com tranquilidade”.

Um almoço de trabalho, com a presença do Presidente do CA da Fundação ADFP, Jaime Ramos, teve então lugar no restaurante Museu da Chanfana,  pondo fim à visita.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, é um espaço museológico singular que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conimbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal. Deste modo, o novo Museu criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

O Parque Biológico da Serra da Lousã é um parque temático que integra a mais completa coleção de vida selvagem nacional, possuindo 47 espécies animais, entre as quais o urso pardo, lince, lontra, lobo, javali, gamo, veado, coruja, raposa, entre muitas outras. O Espaço da Mente, dedicado à liberdade, é o centro do Ecomuseu. Reflete sobre a evolução do Homem, associando o Homo Habilis ao aparecimento da mente, e à exigência de liberdade. O Templo Ecuménico Universalista salienta a tolerância e o respeito pelo diferente, na construção da Paz.