Animação de loading

Ovelhas da raça Churra do Minho chegam ao Parque Biológico da Serra da Lousã

Vindas de Vieira do Minho habitam agora em Miranda do Corvo

13 Outubro 2020 | Atividade Agroflorestal, Fundação ADFP

 

Com a chegada do Outono chega um casal de ovelhas de raça Churra do Minho, provenientes do solar da raça sito em Vieira do Minho.

O Parque Biológico pretende ser a maior amostra de raças autóctones da agro-pastoricia tradicional portuguesa, estando em constante contacto com as associações das raças puras autóctones de forma a exibir as características naturais destas raças aos seus visitantes.

As recentes habitantes, como o próprio nome indica, são da região do Minho e são animais de porte pequeno que apresentam velos de lã grossa, escorrida e comprida. Antigamente, a lã era utilizada para a produção de roupa para conforto dos pastores no Inverno.

Atualmente é possível observar esta raça apenas na zona Norte de Portugal, desde o Porto até Vila Real, mas em tempos passados, a sua dispersão estendia-se desde a fronteira da Galiza até à região de Aveiro.

O Parque Biológico contribui com a aquisição e reprodução deste casal para a manutenção da raça e o aumento do efetivo nacional. Além da raça Churra do Minho, nos ovinos é também possível conhecer a raça Serra da Estrela.

Entre a Quinta Pedagógica e o Parque Selvagem também é possível conhecer e observar de perto 4 raças diferentes de cabras (Anã, Serrana, Bravia e Serpentina), 2 raças diferentes de cavalos (Garrano e Lusitano), 7 raças diferentes de bovinos (Marinhoa, Minhota, Jarmelista, Mertolenga, Cachena, Barrosã e Arouquesa) e o Burro da raça de Miranda do Douro.

Algumas destas espécies e raças, encontram-se no Parque Selvagem, local onde também se encontram espécies emblemáticas da fauna nacional: ursos, linces, lobos, veados, javalis entre outras! O complexo turístico, Parque Biológico e o Templo Ecuménico Universalista, atingiram recentemente a marca dos 330 mil visitantes demonstrando assim ser a maior atração turística de Miranda do Corvo e uma das maiores da região centro.